Um turista alemão, de 22 anos, danificou a fonte de Netuno, na cidade de Florença, na Itália. O jovem havia escalado o monumento para tirar uma foto. O patrimônio foi construído em 1574, por Bartolomeo Ammannati, e representaria as vitórias navais da Toscana.
O Palazzo Vecchio, que é a sede da prefeitura da capital da região da Toscana, emitiu uma nota dizendo que o alemão teria quebrado a perna dianteira da estátua do cavalo, que faz parte do conjunto da fonte de Netuno.
O jovem teria ainda danificado a parte superior da carruagem, que é feita de mármore vermelho. Ela teria sofrido uma espécie de deslocamento.
As ações do turista gerou um prejuízo de cerca de 5 mil euros, o que gira em torno de R$ 26,6 mil. O jovem foi identificado através das câmeras de segurança e denunciado por diversos crimes contra o patrimônio cultural da cidade italiana.
O prefeito de Florença, Dario Nardella, disse: “Esse turista achou bom ir até Netuno para tirar uma selfie. Graças às câmeras municipais, ele foi identificado e pagará uma multa pesada”
A fonte de Netuno é conhecida como Biancone, e fica localizada em Piazza della Signoria, situada entre a Piazza del Duomo e o rio Arno.