O Prix Versailles, prestigiado prêmio internacional de arquitetura e design, anunciou a lista dos 16 restaurantes mais bonitos do mundo em 2024. Esses estabelecimentos recém-inaugurados ou reabertos competirão por três títulos mundiais: Prix Versailles, Interior e Exterior. Os vencedores serão revelados na sede da UNESCO no final de novembro.
O secretário geral do Prix Versailles, Jérôme Gouadain, parabenizou os restaurantes selecionados. “Os restaurantes mais bonitos do mundo são uma homenagem à arquitetura e aos seus pontos em comum com as pessoas. Neste sentido, o convívio é ampliado não só pela experiência culinária, mas também pela singularidade do cenário”, explica Gouadain, que analisa que esses espaços une natureza e cultura de forma admirável.
Brasil
Entre os selecionados, destaca-se o Tuju, de São Paulo, representando o Brasil na disputa. Localizado no bairro Jardim Paulistano, o restaurante, conduzido pelo chef Ivan Ralston, impressiona com seu edifício de três andares e menus sazonais que refletem as estações do ano inspirados no clima, com opções como Umidade, Chuva, Ventania e Seca.
A experiência no Tuju começa no térreo, onde os visitantes são recebidos com aperitivos, uma adega e um jardim interno. No segundo andar, encontra-se o restaurante principal, com uma cozinha aberta cercada por mesas que permitem aos clientes observar o preparo dos pratos. No terceiro andar, um grande bar com vista oferece um ambiente elegante para drinks e socialização.
O chef Ivan Ralston, aposta em uma gastronomia profunda, combinando produtos e sabores brasileiros sazonais, especialmente paulistas, com técnicas modernas da culinária europeia. Cada estação do ano define um menu degustação exclusivo.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.