Pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (27), aponta que Donald Trump tem 47,7% das intenções de voto na corrida presidencial dos Estados Unidos, ante 46,1% de Kamala Harris.
Os outros candidatos, Robert F. Kennedy Jr. e Cornel West têm, respectivamente, 4,5% e 0,2% das intenções de voto.
Aqueles que disseram que votariam branco, nulo ou que não votariam totalizam 1,4%. Já 0,6% não soube responder.
📊ATLAS POLL – US ELECTIONS Vice-President Kamala Harris appears 1.6 pp behind Donald Trump in the first Atlas poll conducted after Joe Biden dropped out of the race, between July 23 and 25. In the poll conducted in June, Biden trailed Trump by 5.2 pp. pic.twitter.com/VFnwT9CImQ
A mesma pesquisa apontou que 45,8% dos participantes acreditam que Joe Biden deve renunciar à Presidência. 43,4% entendem que ele deve continuar no cargo até o fim do mandato e 10,9% responderam que não sabem.
Metodologia
O levantamento entrevistou 1.980 eleitores registrados nos Estados Unidos entre os dias 23 e 25 de julho de 2024.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.