Connect with us

MUNDO

Trump é impedido de concorrer em primárias no Maine em 2024

Publicado

em

Ex-presidente Donald Trump
Public Domain / U.S. Government

Ex-presidente Donald Trump

A principal oficial eleitoral do estado do Maine (EUA) retirou o ex-presidente Donald Trump das eleições primárias em 2024, fazendo com que o nome do ex-mandatário não conste nas cédulas de votação das primárias do Partido Republicano na região. A decisão foi baseada na “proibição insurrecionista” da 14ª Emenda.

A sentença fez com que Maine se tornasse o segundo estado norte-americano a impedir que Trump concorra à vaga para ser candidato nas eleições presidenciais do ano que vem.

A secretária de Estado do Maine, Shenna Bellows, usou a mesma justificativa da Suprema Corte do Estado do Colorado para tomar a decisão: o papel desempenhado por Trump durante a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Apesar da sentença, o republicano ainda pode concorrer às eleições presidenciais, já que as decisões têm validade estadual.

No Maine, a sentença foi feita com base na 14ª Emenda da Constituição dos EUA, que afirma que quem tenha “se envolvido em uma insurreição ou rebelião” contra o governo não pode ocupar cargos civis ou militares em gestões federal ou estadual.

Shenna Bellows disse estar “ciente” de que “nenhum secretário de Estado jamais privou um candidato presidencial do acesso ao voto” com base na 14ª Emenda, mas também disse estar “consciente” de que “nenhum candidato presidencial alguma vez se envolveu numa insurreição”.

Na decisão, ela afirmou que Trump “estava ciente da probabilidade” de que atos de violência fossem registrados em 6 de janeiro e que, “pelo menos inicialmente”, apoiou essa violência por parte de seus apoiadores, “uma vez que ele a encorajou com retórica incendiária e não tomou nenhuma ação oportuna para impedi-la”.

O porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, disse ao jornal The New York Times que as decisões do Maine e do Colorado representam “esforços partidários de interferência eleitoral” e que foram “um ataque hostil à democracia norte-americana”.

A campanha do republicano disse que ele vai recorrer das decisões.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora