Connect with us

MATO GROSSO

Tribunuais em Ação: Poder Judiciário e Tribunal de Contas se unem em evento realizado em Cáceres

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, participa, nesta quarta (22 de maio), em Cáceres (220 km de Cuiabá), do Programa Tribunais em Ação, iniciativa itinerante realizada em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento reúne 22 municípios da região Oeste de Mato Grosso e pode ser acompanhado no link: https://youtube.com/live/bx9m8w8ElRA?feature=share
 
Na abertura, a presidente do TJMT ressaltou a importância da aproximação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Nosso agradecimento por essa parceria que vem gerando frutos e entrosamento em prol da sociedade”, agradeceu a magistrada ao presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida. A desembargadora ressaltou ainda a relevância de fortalecer a interlocução das instituições com os municípios já que asseguram a qualificação da administração pública. “O escopo principal é a união, é a aproximação. Eu sempre digo que a gente não confia no que não conhece. E, às vezes, as pessoas têm medo do TCE ou do TJMT porque desconhecem a atuação em si dessas instituições. Inclusive, a atuação preventiva e educativa, que é o que queremos apresentar nesse evento. Aqui teremos um espaço de diálogo, acolhidos com muita amorosidade”, afirmou.
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, participa dessa iniciativa. “Faço questão sempre de realçar o quanto é importante a união, e nós, como duas mulheres à frente do Tribunal de Justiça, temos feito dessa nossa missão, o que nos tem permitido avanços e principalmente a melhoria para a sociedade. Tenho contado com ela incondicionalmente”, declarou a presidente do TJMT.
 
O juiz-auxiliar da presidência do TJMT e coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, juiz Túlio Dualibi Alves de Souza, também participa do evento. “Sem esta parceria e essa pessoa 100% engajada, nada disso seria possível. Agradeço o empenho, desempenho e a fidelidade e o envolvimento humano do dr. Túlio”, apontou a desembargadora Clarice.
 
Além da presença de diversas autoridades das esferas estadual e municipal, a abertura do Tribunais em Ação traz ainda a palestra magna “Governança pública e seus reflexos nos municípios e o papel das instituições” ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Daniel Luiz de Souza, assim como a palestra “O Estado Brasileiro e Políticas Públicas”, que será realizada pelo coordenador do evento, o conselheiro-ouvidor do TCE-MT, Antonio Joaquim. O encontro segue até quinta (23 de maio), promovendo formação a prefeitos, vereadores e servidores públicos de diversos setores. Confira aqui a programação completa.
 
O Tribunais em Ação com a parceria da Prefeitura e da Câmara de Cáceres, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).
 
Talita Ormond
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Por unanimidade, TCE-MT emite parecer favorável às contas de três municípios

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Barra do Garças, Santo Antônio do Leste e São José do Povo. Sob relatoria do conselheiro Campos Neto, os balanços foram apreciados na sessão ordinária desta terça-feira (5).

Conforme o relator, a Prefeitura de Barra do Garças apresentou um cenário satisfatório em seu desempenho fiscal, tendo em vista que houve excesso de arrecadação e economia orçamentária. Além disso, constatou-se superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para a quitação das obrigações de curto prazo.

“No que tange à Previdência constatou-se adimplência das contribuições previdenciárias dos segurados e patronais devidas ao RPPS e que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, acrescentou o conselheiro.

Já a gestão de Santo Antônio do Leste demonstrou controle na aplicação de recursos nas diferentes áreas. “Acentuo que, na manutenção e desenvolvimento do ensino, o município destinou o correspondente a 34,76% do total da receita resultante dos impostos, percentual superior aos 25% previstos na Constituição Federal”, salientou Campos Neto.

No que se refere às contas de governo de São José do Povo, o conselheiro reconheceu uma boa gestão orçamentária e aplicação de recursos dentro do que estabelece a legislação. “Na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, constatou-se a aplicação do correspondente a 109,68% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo o percentual mínimo de 70% disposto em lei.”

Diante do exposto, o relator votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos três balanços, com recomendações aos gestores, dentre elas a adoção de medidas, visando ao atendimento de 100% dos requisitos de transparência, em observância aos preceitos constitucionais e legais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora