Connect with us

MATO GROSSO

Tribunal de Justiça entrega certificação a 23 novos instrutores de círculos de paz

Publicado

em

A solenidade de entrega de certificação a instrutores de círculos de paz foi realizada na tarde dessa quarta-feira (29 de novembro), na Escola dos Servidores, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, promovida pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur).
 
Os certificados foram entregues aos 23 novos instrutores diretamente pelas mãos da presidente do Poder Judiciário, desembargadora Clarice Claudino da Silva, e da diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula. A turma é composta por magistrados, magistradas, servidoras, servidores e credenciados, todos engajados no compromisso da atual gestão em semear a paz e fortalecer a Justiça, e que agora poderão formar novos facilitadores em todo o estado de Mato Grosso.
 
“Isso significa multiplicar por 23 a nossa capacidade de formar novos facilitadores no estado todo, que estão aptos a ensinar a metodologia onde quer que sejamos solicitados, por meio das nossas parcerias. Como é uma política em franca expansão, nós precisamos e celebramos muito essa conquista”, afirmou a presidente Clarice Claudino.
 
Os círculos de construção de paz são uma política de diálogo e pacificação social, com base na comunicação não violenta, no respeito genuíno, na compreensão e na conexão pela essência como ser humano. A ferramenta pode ser aplicadas em famílias, escolas, ambientes de trabalho, em penitenciárias e outros locais.
 
O juiz Leonisio Salles de Abreu Júnior, da 1ª Vara de Chapada dos Guimarães, desenvolve diversas ações da Justiça Restaurativa na comarca e foi um dos instrutores que recebeu o certificado na solenidade.
 
“O tribunal está investindo na valorização do ser humano. Esse resultado de 23 instrutores que estão recebendo o título é um fruto para contribuir com esse crescimento da Justiça Restaurativa no estado. No meu caso, como magistrado, é uma oportunidade de realizar um trabalho fora do gabinete, podendo instruir facilitadores que vão aplicar as técnicas restaurativas e nos ajudem a disseminar a cultura da paz”, ressaltou.
 
O magistrado ressaltou ainda que mais de 21 mil pessoas já passaram por círculos de construção de paz promovidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Thais Cunha, assistente social da Prefeitura de Campo Novo do Parecis que atua na área da educação, disse que espera “levar esse semente para o meu município para poder atuar lá de forma grandiosa. Espero que a gente possa fazer uma mudança institucional e restaurativa na nossa prefeitura. Nós falamos tanto sobre a necessidade de transformação, essa ferramenta vai nessa vertente de mudança para o futuro, precisamos investir hoje nas crianças para que elas sejam adultos saudáveis e cresçam fortificando essa semente”.
 
O curso teve início em fevereiro deste ano e foi conduzido pela instrutora Rafaela Duso, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto horizontal colorida em plano geral com toda a turma que recebeu a certificação e as autoridades presentes. Todos estão em pé, em uma sala de aula, segurando os papéis dos certificados. Segunda imagem: foto horizontal colorida da desembargadora Clarice entregando o certificado para o juiz Leonísio e a diretora-geral Euzeni entregando certificado para outra participando. 
 
Mylena Petrucelli e Eli Cristina Azevedo/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora