Quem economiza sempre tem! É hora de repensar o uso da água e promover a economia deste recurso natural. Por isso, o Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso está empenhado em sensibilizar os servidores e servidoras do Poder Judiciário para a importância do consumo consciente.
Além de proteger o meio ambiente, a redução dos gastos com contas de água também reflete o cuidado do Judiciário em utilizar de maneira responsável os recursos financeiros destinados para a manutenção da instituição. A preocupação com o dinheiro público, fruto da arrecadação, faz parte da política do Tribunal.
“Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas desperdiçando água nas dependências do Judiciário. Por ser um estado rico e abundante neste recurso natural, há indivíduos que ainda possuem aquela crença cultural de que a água não vai faltar, mas isso não é verdade. Ela pode ficar imprópria para consumo e utilização humana e impacta diretamente em todas as áreas da vida. Por exemplo, caso falte água nas hidrelétricas a produção de energia é afetada. Se houver uma seca muito severa, a produção de alimentos também sofre queda”, pontuou Vera Lícia de Arimateia Silva, membro do Núcleo de Sustentabilidade.
Ou seja, como você já viu não dá para desperdiçar nenhuma gota. Por isso, o Poder Judiciário já está implantando mudanças que auxiliam na redução do consumo. Torneiras com redutores e temporizador estão sendo instaladas gradativamente nas comarcas, além de bacias sanitárias acopladas que possuem dois tipos de vazão de descarga. Também existem iniciativas pontuais de reuso e reutilização de água do ar condicionado em algumas unidades judiciárias.
Agora que você já sabe desta campanha, é hora de colocar em prática ações de uso consciente deste líquido tão precioso:
– Mantenha a torneira fechada;
– Reporte ao setor de manutenção qualquer indício de vazamento;
– Utilize a descarga com consciência;
– Regue as plantas em horários que não haja muita incidência solar.
Esgoto – Além do uso consciente da água, também devemos utilizar o sistema de esgoto de maneira eficiente. Por isso, não devemos descartar papel higiênico no vaso sanitário, evitar jogar restos de alimentos e óleo na pia da cozinha.
Seguindo essas orientações nós garantimos que todo o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto sejam utilizados da maneira mais eficaz, diminuindo custos com reparos e obras desnecessárias.
Mude seus hábitos! Contribua com o planeta.
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT