Connect with us

Cuiabá

Trezentas refeições de rico valor nutricional foram servidas pelo Restaurante Popular no primeiro dia de atuação com nova estrutura

Publicado

em

O Restaurante Popular ‘Elza Fortunato Biancardini’, da Prefeitura de Cuiabá, serviu cerca de 300 refeições na terça-feira (14), no primeiro de retomada do atendimento após uma ampla reestruturação. O processo de modernização do espaço foi acompanhado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

O Restaurante Popular funciona de segunda à sexta-feira (excetuando feriados e finais de semana), no horário das 11h às 14h, é coordenado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“O cardápio oferecido no Restaurante Popular é notável por sua variedade e equilíbrio. Cada refeição é composta por proteínas, saladas, carboidrato, suco e sobremesa. O preço simbólico demonstra o compromisso da gestão em tornar a alimentação balanceada e de qualidade acessível a todos, promovendo assim a inclusão social e a melhoria da segurança alimentar. Gradativamente, o atendimento será ampliado e chegaremos a 1,7 mil refeições servidas todos os dias. Em um mês serão mais de 30 mil”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“O flagelo da fome atinge milhares de famílias, como indicam os levantamentos feitos nos últimos anos, e sua erradicação exige políticas públicas eficientes. O entendimento da gestão Emanuel Pinheiro é de trabalhar ainda mais pelo fortalecimento e aplicação da política de assistência social. A fome machuca e por isso é tão urgente à atuação e por isso o Restaurante Popular aliado ao maior programa de combate à fome da história de Cuiabá, o Prato Cheio. Hoje, o Prato Cheio já possibilita o acesso a refeições em valor simbólico em bairros distantes, mas é preciso o reconhecimento quanto a necessidade de possibilitar ao cidadão ferramentas para o crescimento. Ou seja, ações que perpassam pelo ensino, pela qualificação, por garantir o acesso aos direitos e a Prefeitura de Cuiabá atua firmemente nesse propósito. A gestão trabalha alicerçada pelo compromisso de humanizar e de servir aos que mais precisam. Somente nos 14 Centros de Referência que mantemos são quase nove mil atendimentos todo mês. Temos mais de 128 mil famílias no CAD Único, sendo 55 mil classificadas no mais alto grau de pobreza”, declarou Márcia Pinheiro.

O Restaurante Popular passou por reforma completa abrangendo diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. As instalações foram atualizadas para garantir padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, priorizando também a acessibilidade, com banheiros adaptados, cozinha com equipamentos de qualidade e refeitório com espaços adequados para atender o maior número de pessoas diariamente. A capacidade de atendimento é de 1,7 mil refeições por dia.

Além disso, para facilitar o acesso daqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção, o restaurante possui dois andares, sendo o piso térreo para atendimento preferencial dos idosos, pessoas com deficiência, dentre outros.

Mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais no Restaurante Popular, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, reforça seu compromisso com a assistência à população em situação de rua. A distribuição diária de refeições (marmitas) permanece como uma iniciativa fundamental para garantir alimentação e dignidade a esse público vulnerável.

Ao todo, são distribuídas diariamente 450 refeições, demonstrando o empenho da administração municipal em assegurar o acesso a uma alimentação adequada e digna para aqueles que enfrentam desafios diários nas ruas da cidade.

A equipe de abordagem da Secretaria realiza as entregas nos principais pontos de concentração da população em situação de rua, abrangendo áreas como Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Rodoviária, Prainha, Barão de Melgaço, entre outros. “Esse esforço contínuo visa alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. O Restaurante Popular está localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 3061 – Centro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora