Connect with us

Cuiabá

Tratamentos com práticas integrativas e complementares a saúde expande serviços prestados à população

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, está intensificando a oferta de atendimentos na Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (URPICS). A unidade, localizada no Horto Florestal Toti Garcia, é responsável por oferecer à população tratamentos com práticas integrativas e complementares à saúde. Os atendimentos acontecem por meio de agendamentos e livre demanda, de acordo com o serviço.

As URPICS têm o objetivo de promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Além disso, alcançam pessoas nos diversos ciclos de vida, promovendo, prevenindo e tratando os principais agravos, com recursos tecnológicos simplificados, humanização do atendimento e com potencial para lidar com conflitos complexos, por atuar no eixo bio-psico-social.

Conforme Talizia Medeiros, farmacêutica e fitoterapeuta da URPICS, a unidade fornece atendimento de práticas integrativas, que fogem do olhar biomédico convencional na forma de tratar doenças. A unidade dispõe de tratamentos como homeopatia, fitoterapia, reiki, auriculoterapia, psicologia integrativa e quiropraxia.

“Nossos psicólogos atendem nossos pacientes de uma maneira ‘diferente’; aqui eles não recebem um tratamento psicológico convencional, mas sim integrativo”, explica a responsável pela unidade.

O psicólogo Alan Magno, que coordena os grupos de terapia comunitária integrativa, realizados em dois horários todas as sextas-feiras, explica que as reuniões não só abordam problemas, mas também propõem soluções. “É um espaço de convivência, um espaço lúdico, é divertido. A gente se desenvolve percebendo as nuances, as opiniões dos colegas, o conteúdo que é trazido pelo psicólogo e pelos terapeutas. É uma área de desenvolvimento pessoal, em que, em grupo, se constroem novas percepções, e isso é importante para todos que ali buscam algum tipo de tratamento, seja ele físico ou espiritual.”

Para participar das reuniões, o paciente não precisa fazer nenhum agendamento prévio; o atendimento é de livre demanda. Nas sextas-feiras, os encontros acontecem em dois horários, sendo o primeiro às 08h30 (TCI), e o segundo grupo às 09h30.

Para participar dos encontros ou buscar algum tipo de tratamento, qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer a solicitação pelo WhatsApp (65) 99221-8155, informando nome completo e número do cartão SUS, ou, se desejar, pode ir até a unidade, localizada no Horto Florestal Toti Garcia, na rua Miguel Arraes, s/n – Coxipó da Ponte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora