Connect with us

BRASIL

Trail run: modalidade que une corrida e natureza ganha adeptos em Brasília

Publicado

em

Trail run: modalidade que une corrida e natureza ganha adeptos em Brasília
Yumi Kuwano

Trail run: modalidade que une corrida e natureza ganha adeptos em Brasília

A prática de corrida se popularizou nos últimos anos e não é difícil ter um amigo corredor dedicado, que compra todos os acessórios e aderiu ao vocabulário dos atletas — pace, longão, RP — no seu dicionário e sonha em se tornar um atleta amador de elite. Agora, um novo tipo de corrida tem ganhado adeptos: o trail running. A prática acontece em meio à natureza , com trajetos desafiadores, em trechos sinuosos seduzem cada vez mais esportistas.

O percurso pode passar por bosques, montanhas, praias e dunas, o que importa é ter um contato íntimo com a imprevisibilidade dos cenários naturais e as condições climáticas que podem alterar bruscamente o percurso, além das belas paisagens encontradas durante os trajetos. As principais características da modalidade é a alternância de terrenos: asfalto, trilhas, encostas de pedras, areia, subidas íngremes e florestas compõem os desafios de uma única prova.

O mercado de provas de montanha está em expansão no Brasil e no mundo, atraindo tanto atletas profissionais quanto amadores. Neste domingo (31), é realizada a BSB Trail Run Rota do Morcego 2024 em Fercal, região administrativa do Distrito Federal.

Estilo de vida

A proximidade com a natureza, principalmente por causa dos benefícios que esse contato traz, faz com que o trail run vá além para muitas pessoas e se transforme em um estilo de vida. A conexão com a natureza, a superação de limites pessoais e a solidariedade entre os atletas são aspectos que fazem desse esporte especial para os corredores.

A decoradora Luiza Fiorito, de Uberlândia, encontrou na prática um hobby para compartilhar com o marido. “ Sempre busquei uma atividade que unisse o prazer de estar ao ar livre com o desafio físico. A corrida em trilha nos permite vivenciar isso de forma intensa, com cenários incríveis ”, conta Luiza.

Animada com a prática, o esporte tem ajudado a decoradora em várias áreas da vida. “Eu amo desafios, tanto mentais quanto físicos. É uma forma de incentivo interno a evoluir e me superar. Uma competição minha comigo mesma de querer ser, a cada dia, uma versão melhor”, diz Luiza.

Cuidados

As distâncias variam de 5 km até ultramaratonas acima de 42 km, exigindo preparo físico e nutricional ainda mais rigoroso dos participantes do que em corridas tradicionais. Mesmo as corridas mais curtas apresentam altos níveis de dificuldade e demandam maior tempo de execução, o que torna o esporte envolvente e desafiador.

O treinador físico Alex Griebeler ressalta que todos os exercícios podem ser perigosos se não houver uma avaliação médica prévia. “Uma avaliação criteriosa por um profissional de saúde é essencial para determinar a aptidão de uma pessoa para praticar esses exercícios”, avalia.

O planejamento nutricional é um dos pilares para a performance, por causa da alternância de terrenos e condições variáveis. Em alguns trechos, um quilômetro pode levar 10 minutos ou mais para ser completado, exigindo um ajuste preciso na reposição de energia e hidratação. Nessas provas, o atleta precisa carregar tudo o que consumirá no trajeto, desde água até suplementos, já que é mais difícil contar com com postos de apoio.

The post Trail run: modalidade que une corrida e natureza ganha adeptos em Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

PF cumpre mandado em Cuiabá sobre venda de sentença no Judiciário

Publicado

em

Por

Por Fabio Serapião

Da folhapress Brasilia

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta (24), mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre venda de sentenças que envolve cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.

Cinco desembargadores foram afastados dos cargos. Além das buscas, também há medidas como proibição de acesso às dependências de órgão público, vedação de comunicação entre investigados e uso de tornozeleira eletrônica.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido, na manhã desta quinta-feira (24), em um condomínio de luxo em Cuiabá,

O alvo seria um lobista e as investigações apontam para a ligação com morte do advogado Roberto Zampieri.

A ação foi batizada de Ultima Ratio e investiga os crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário.

Os mandados de busca foram expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e são cumpridos por cerca de 200 policiais federais em Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá.

A investigação sobre a comercialização de sentença teve apoio da Receita e é um desdobramento da operação Mineração de Ouro, deflagrada pela PF em 2021.

Na primeira fase, a investigação tinha como foco a suposta participação de integrantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul em uma organização criminosa.

O nome da operação teve como origem a descoberta de que a aquisição de direitos de exploração de mineração em determinadas áreas eram utilizadas para lavagem de dinheiro proveniente do esquema.

Esse não é o único caso relacionado a venda de sentença judicial em investigação no âmbito do STJ.

Um ministro do próprio tribunal está na mira da PF sob suspeita de venda de sentença.

CASO ZAMPIERI – As investigações que chegaram às suspeitas sobre o STJ se iniciaram após o homicídio de um advogado em dezembro do ano passado, em Mato Grosso.

O caso levou ao afastamento de dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O advogado Roberto Zampieri foi assassinado com dez tiros em dezembro passado.

Na ocasião, ele estava dentro do carro, em frente ao seu escritório em Cuiabá.

Em seu celular, havia mensagens que levantaram suspeitas de vendas de decisões por gabinetes de quatro ministros do STJ.

As investigações iniciais apontavam como uma das motivações processos de disputas de terras que tramitam no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Outro caso de venda de sentenças ainda em andamento é no Tribunal de Justiça da Bahia.

Lá, a operação Faroeste se transformou no maior caso de venda de decisões judiciais do Brasil.

Nos últimos meses, duas desembargadores baianas se tornaram rés (uma delas pela segunda vez) no âmbito da operação, juízes do sul do estado foram afastados sob suspeita de irregularidades em questão fundiária e um magistrado da região oeste disse sofrer ameaças por julgar casos relacionados a grilagem.

No início de julho passado, a Corregedoria Nacional de Justiça decidiu fazer uma investigação diante de nova suspeita de irregularidades no tribunal, com convocação de testemunhas e análise de equipamentos eletrônicos.

Ao mesmo tempo, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou uma apuração profunda sobre o tribunal, em decorrência de “gravíssimos achados”.

Entre eles, estão problemas na vara de Salvador encarregada de analisar casos de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Há relatos de atrasos dos juízes em audiências, ineficiência e servidores da vara com temor de represálias de magistrados.

Cuiabá é uma das cidades alvo da Operação Ultima Ratio, que investiga supostos crimes de vendas de sentença, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (24), no estado vizinho.

Segundo a PF, são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça em Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá.

A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do exercício das funções públicas de servidores, a proibição de acesso às dependências de órgão público, a vedação de comunicação com pessoas investigadas e a colocação de equipamento de monitoramento eletrônico.

 

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora