Os trabalhos para garantir o trânsito na rodovia MT-170, antiga BR-174, entre Juruena e Castanheira, seguem sendo realizados de forma ininterrupta.
As máquinas fazem o trabalho de compactação do solo e ajudam a travessia dos veículos nos dois sentidos. Apesar da lentidão, a pista não está interditada, nem foi registrado problema de abastecimento de alimentos ou combustível em nenhuma cidade.
Mesmo com o trabalho, dois pontos de atoleiros, provocados por chuvas acima de 100 milímetros e fluxo de caminhões pesados, ainda persistem. A recuperação da rodovia é realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), em parceria com as empreiteiras contratadas para fazer o asfalto na rodovia, e com as Prefeituras de Juruena, Cotriguaçu, Juína, Castanheira, Aripuanã e Colniza.
No último sábado (08.04), o governador Mauro Mendes decretou situação de emergência na MT-170, medida que vai facilitar a aquisição de material para recuperação da rodovia. Equipes da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além da Segurança Pública e prefeituras, fizeram uma força-tarefa para entregar alimentos e água potável para os caminhoneiros.
Foram entregues, de sexta até esta terça-feira (07 a 11.04), 82 cestas básicas, 43 fardos de garrafas de água, além de alimentos avulsos recebidos de doações no município de Juína. Com a ação, todos que estavam no local foram atendidos. A Defesa Civil segue monitorando a região.
Entenda a situação da rodovia
Esse trecho da rodovia foi federalizado em dezembro de 2008, mas o Governo Federal não deu início às obras de asfaltamento por mais de 10 anos. A estrada voltou a ser administrada pelo Governo de Mato Grosso em 1º de junho de 2021 e desde então a Sinfra-MT trabalhou para adequar projetos antigos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.
Com 271,6 km de rodovia, a obra de asfaltamento está dividida em seis lotes, sendo que em quatro deles (1, 2, 3 e 6) a ordem de serviço para o início dos trabalhos já foi assinada, com previsão de início após o fim das chuvas, uma vez que não é possível realizar obras de pavimentação com a pista encharcada de água.
Os outros dois lotes, assim como a construção de 23 pontes de concreto, estão em fase final de revisão de projeto e serão licitados neste semestre.
A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.
Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.
“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.
A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.
Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.
“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.
Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.
“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.
De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.
“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.