Connect with us

MATO GROSSO

Trabalho referente ao Sistema de Gestão de Energia do TCE-MT é publicado na Revista Brasileira de Energia

Publicado

em

O trabalho apresentado pela equipe responsável pelo Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi eleito um dos melhores projetos apresentados no Congresso XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) e teve a versão estendida publicada na 4ª edição da Revista Brasileira de Energia.

Intitulado de “Aplicação de algoritmos de otimização para determinação do montante ótimo de demanda contratada”, o artigo traz um estudo de caso aplicado a quatro unidades consumidoras (UCs) do órgão, tomando como base o histórico de demanda consumida e contratada, bem como os custos relacionados a estes montantes. 

No trabalho, a equipe ressalta que a otimização da contratação e do uso da energia elétrica é uma ação que compõe o conjunto de técnicas referentes à eficiência energética atuando em reduções de custos administrativas envolvendo aspectos contratuais, mudança de hábitos e procedimentos internos. 

Editada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, a revista traz um compilado de trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionadas ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais.

O TCE-MT é o único órgão público do país certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia. O trabalho foi desenvolvido por Walter Aguiar Martins Júnior, Débora Finazzi Luz Farah e Carla Cristiny Esteves de Oliveira, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, e Danilo Ferreira de Souza, Felipe Moya Scarsi, Rogerio Lucio Lima, Jakson Paulo Bonaldo, da UFMT.

Clique aqui e leia o trabalho na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora