Pensando em promover um momento de bem estar, lazer e integração entre os trabalhadores do município, a Prefeitura de Sinop vai realizar neste sábado (6), paralelo aos jogos do trabalhador, a partir das 15h, no Centro Olímpico José Carlos Pasa, uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, universidades parceiras e Senai. Serão ofertados atendimentos de saúde, estética, atividades físicas, apresentação dos cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Sinop e vários outros serviços. Também haverá conscientização sobre a campanha de 18 de maio, referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Os trabalhadores poderão aproveitar, no sábado (6), os atendimentos de aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, IMC, teste de acuidade visual, podologia, design de sobrancelha, massagem, maquiagem, exercícios de alongamento e liberação miofascial, demonstração e orientações sobre autoexame das mamas e demonstração da manobra de desengasgo em adultos. Além da possibilidade de se inscrever em um dos diversos cursos do Programa Qualifica Sinop, como operador instalador hidráulico, padeiro, pintor de obras imobiliárias e operador de computador. Entre as instituições parceiras da ação estão as universidades UFMT, Unifasipe, Unicesumar, Anhanguera e Senai.
Outra importante atividade, que ressalta o compromisso da gestão em defender a integridade e os direitos das crianças e adolescentes de Sinop, será a ação orientativa sobre o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, data em que se fortalece o debate contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para isso, uma equipe da Assistência Social vai entregar panfletos explicativos, no sábado, bem como conversar com os participantes e visitantes do evento detalhando a importância do movimento, afim de conscientizar o maior número de pessoas possível, luta pelo fim da violência sexual.
Entenda o significado da data:
Em 18 de maio de 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada, seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido e os agressores não foram punidos. Depois de uma forte mobilização da população a Lei Federal 9.970/2000 foi criada, neste ano (2023), o crime completa 50 anos, o objetivo da campanha é deixar cada vez mais claro o pensamento de que nenhuma criança e adolescente deve vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT