A CASACOR São Paulo, na sua 37ª edição, segue encantando visitantes até o dia 28 de julho. O evento, realizado pela terceira vez no Conjunto Nacional, na clássica Avenida Paulista, continua a sua trajetória de sucesso, reunindo alguns dos maiores talentos da arquitetura e do design de interiores.
Logo na entrada, o Hall de Entrada, projetado pela arquiteta Daniela Funari, impressiona com uma paleta de tons terrosos. A bilheteria, o hall e a chapelaria, distribuídos em 130 m², foram inspirados na base geológica do Brasil, destacando a versatilidade e a potencialidade dessas cores.
Outro destaque é o bar speakeasy Adorado, assinado por Rafa Zampini. Com uma proposta intimista e provocativa, Zampini cria uma atmosfera acolhedora, inspirada nos bares secretos de Nova York, ideal para os visitantes que buscam uma experiência única.
A marca Wolff, em parceria inédita com renomados arquitetos como Barbara Dundes, Gabriel Fernandes, Leo Shehtman, Melina Romano, Nildo José, Renato Mendonça e Rosa May Sampaio, traz elegância e sofisticação para diversos ambientes da mostra.
Balcão abre espaço para valorização do serviço do Guilhotina Bar. O bar speakeasy Adorado, criação de Rafa Zampini para a CASACOR São Paulo, representa um respiro na vida cotidiana, um tempo para nos reconciliarmos conosco e uns com os outros (Foto: Carlos Oliver)
No ambiente Acalanto e Encontros, Bruno Moraes do BMA Studio mistura tradição e inovação. Seu living celebra a herança cultural brasileira com uma visão voltada para o futuro, alinhando-se ao tema da mostra, “De Presente, o Agora”.
A arquiteta Aline Borges homenageia suas raízes mineiras com o ambiente ‘O Sertão é Dentro da Gente’. Inspirado em “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, o espaço de 55 m² é uma homenagem aos ancestrais do norte de Minas Gerais.
Luciana Viganó destaca a madeira natural no Estúdio Laços da Arte. O espaço de 55 m² é uma celebração das heranças culturais e artísticas, utilizando materiais como aço, vidro e madeira para criar um ambiente que conecta passado e presente.
Eloy e Felipe Fichberg, da Trees Arquitetura, apresentam o CASAVIVA , um ambiente de 109 m² que combina um espaço familiar com áreas formais, refletindo a leveza e a elegância na arquitetura.
Ana Weege, em sua terceira participação na CASACOR São Paulo, apresenta o Estúdio Âmago. Com 80 m², o ambiente é um convite à reconexão com nossa ancestralidade, utilizando influências culturais e uma produção detalhada.
Eduardo Baldelomar traz a exuberância da natureza boliviana com o ambiente Ceiba Camba. A paleta de cores e texturas do espaço de 54 m² foi inspirada na árvore símbolo da Bolívia, criando um ambiente que reflete a beleza natural do país.
José Navarro destaca a madeira natural no espaço “Reflexos Banco BRB”. Com 130 m², o ambiente convida à reflexão sobre o uso do tempo, utilizando materiais meditativos e uma obra de arte que proporciona uma imersão completa na temporalidade.
Barbara Dundes apresenta a Casa TAO, inspirada no taoísmo. O ambiente de 60 m² conecta a filosofia oriental com a arquitetura contemporânea, criando um espaço cheio de significado e harmonia.
Gustavo Scaramella traz o Hall do Apartamento, um ambiente de passagem que mistura passado, presente e futuro. Com uma atmosfera acolhedora e audaciosa, o espaço é um verdadeiro santuário de boas-vindas.
Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio, estreia na CASACOR com o Banheiro Sincrético . Inspirado no sincretismo religioso, o ambiente evoca a força da natureza feminina e a justiça divina, utilizando elementos que homenageiam orixás e santas da cultura brasileira.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.