Connect with us

MATO GROSSO

TJMT apresenta boas práticas do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa a conselheiro do CNJ

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu a visita institucional do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, juntamente com o juiz auxiliar do CNJ, Marcelo Salmaso. Os magistrados assistiram às apresentações de boas práticas do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), que foram realizadas na Sala de Reunião da Presidência do TJMT.
 
Uma das boas práticas apresentadas foi o programa “Eu e Você na Construção da Paz” dos municípios de Campo Verde e Campo Novo do Parecis. O programa, que se tornou referência para outros estados do Brasil, visa a prevenção da violência no ambiente escolar e está ancorado em quatro dimensões: institucional, pedagógica, relacional e social.
 
As apresentações foram realizadas pela juíza Coordenadora do Cejusc e Instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz de Campo Verde, Maria Lúcia Prati e pela assistente Social e Instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, Thaís Cunha, Campo Novo do Parecis.
 
Para o conselheiro do CNJ, desembargador Alexandre Teixeira, a avaliação do programa é positiva, e ressaltou a importância do trabalho em conjunto nesta ação.
“A Justiça Restaurativa em Mato Grosso é uma realidade que já está se consolidando de uma maneira bastante significativa, já é uma realidade profunda, concreta. Essa é a prova de que, quando vários atores sociais conseguem dialogar e trabalhar com o mesmo objetivo que é a paz, a gente consegue melhorar bastante o ambiente e melhorar o mundo a partir das pessoas que convivem nesse ambiente”, destacou o conselheiro.
 
O juiz auxiliar do CNJ, Marcelo Salmaso, complementou a análise mencionando “que foi possível perceber nas ações de Campo Verde e de Campo Novo a Justiça Restaurativa implementada em sua máxima potência, e propõe como um instrumento de transformação da convivência social, iniciado com foco na transformação da convivência dentro do ambiente Escolar que promove o pertencimento nos alunos, professores, gestores para se sentirem parte da instituição”.
 
Também foram apresentados os programas ‘Servidores da Paz’, com a assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira, e o ‘Sistema de Gestão de Facilitadores’ do TJMT, com o gestor geral do NugJur, Rauny Viana.
 
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça e coordenador do NugJur, Túlio Duailibi, ressaltou a importância de receber os integrantes do CNJ e apresentar os bons exemplos do TJMT.
 
“É um marco muito importante para o Poder Judiciário de Mato Grosso receber o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça para conhecer um pouco daquilo que praticamos em termos de política pública na área voltada para a Justiça Restaurativa. E esses programas que temos desenvolvido em parceria com os municípios e com a rede da educação têm um potencial muito grande de mostrar que é possível fazer algo diferente para auxiliar no processo de transformação, com um ambiente mais harmonioso e mais tranquilo, especialmente nas escolas.”
 
Luana Daubian
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora