Connect with us

POLÍTICA

Thiago Silva avalia impacto positivo da sala 24 horas no acolhimento de vítimas em Rondonópolis

Publicado

em

Desde que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, em 2019, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem sido uma das principais vozes no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso. A inauguração da primeira sala de atendimento 24 horas no interior do Estado, em Rondonópolis, é mais um reflexo de sua luta incansável por mais políticas públicas que garantam a segurança, os direitos e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio.

Além de ser defensor da implantação de delegacias da mulher 24 horas nos polos regionais do Estado – com a Lei de n.° 11.061/2019 de sua autoria, o parlamentar tem uma trajetória marcada pela criação de outras importantes leis e iniciativas voltadas para a proteção feminina. Em 2022, ele foi o autor da Lei nº 11.810, que oficializou o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio no calendário estadual, celebrado em 25 de novembro. A data tem como objetivo intensificar ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência, além de promover debates e campanhas educativas.

Outro avanço significativo promovido por Thiago Silva é a Lei nº 12.456/2024, que institui a Patrulha Maria da Penha na Polícia Militar de Mato Grosso. O programa realiza visitas periódicas a mulheres em situação de violência doméstica, além de oferecer atendimento emergencial. “A Patrulha Maria da Penha é uma proposta para proteger mulheres em risco. Felizmente, demos mais um passo na luta pela segurança de nossas mulheres”, destacou o deputado.

Para ele, a criação da sala de atendimento 24 horas, em Rondonópolis, demonstra como políticas públicas bem estruturadas podem proteger as mulheres e salvar vidas. Ele enfatiza, que ainda há muito trabalho a ser feito. “Enquanto houver mulheres sendo violentadas, seguiremos propondo e lutando por medidas que garantam a proteção. A sala de atendimento em Rondonópolis é um avanço e precisamos expandir esse modelo para outros polos regionais do estado”, defendeu.

Os números alarmantes de feminicídios em Mato Grosso reforçam a urgência de iniciativas como as propostas por Thiago Silva. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 40 mortes por violência doméstica em 27 cidades do Estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “Esses números são inaceitáveis. Precisamos de ações concretas para mudar essa realidade. Meu compromisso é continuar lutando por mais delegacias especializadas, leis mais rígidas e programas que garantam a segurança e os direitos das mulheres”, afirmou.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Projeto de lei prevê a instalação de fraldários nas universidades de MT

Publicado

em

Por

Os parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram em 2° votação, o Projeto de Lei nº 81/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de fraldários nas instituições públicas de educação superior de Mato Grosso. A proposta é de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) que tem o objetivo de promover a acessibilidade e garantir condições adequadas para a troca de fraldas de crianças em ambientes universitários.

Ele ressaltou a importância da iniciativa para o bem-estar das famílias que frequentam das instituições de ensino superior. “As universidades recebem não apenas estudantes, mas também mães, pais e cuidadores que enfrentam dificuldades para trocar a fralda de uma criança. Algo muito simples. Com esse projeto de lei, queremos melhorar essa falha estrutural e proporcionar mais dignidade, conforto e segurança a essas pessoas”, afirmou o parlamentar.

Thiago Silva acrescenta que a ausência de fraldários em universidades, leva os cuidadores a improvisarem a troca de fraldas em locais inadequados, como salas de aula ou no chão dos banheiros. Com a proposta, ele destaca que não apenas vai melhorar a infraestrutura das instituições, como também, incentivar a permanência daquelas pessoas que conciliam os cuidados com crianças pequenas e a vida acadêmica.

Com a aprovação do projeto de lei pelos parlamentares, a matéria será encaminhada para ser sancionada pelo governo de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora