Connect with us

MUNDO

Teólogos descobrem novo capítulo do ‘Evangelho de Mateus’ da Bíblia

Publicado

em

O texto bíblico apareceu quando foi iluminado por luz ultravioleta entre as páginas de um pergaminho
Biblioteca do Vaticano

O texto bíblico apareceu quando foi iluminado por luz ultravioleta entre as páginas de um pergaminho

Uma equipe de pesquisadores descobriu um suposto “capítulo secreto” da Bíblia cristã, que foi escrito há cerca de 1.500 anos.

Publicado no jornal New Testament Studies , o texto foi encontrado sob duas camadas de pergaminho reescrito. Originalmente, essa passagem era uma interpretação do capítulo 12 de Mateus nas antigas traduções siríacas das escrituras.

O texto oculto foi encontrado como parte do Projeto Palimpsestos do Sinai, onde os pesquisadores pretendem recuperar textos que foram apagados e reescritos por escribas nos séculos 4 a 12 EC.

Manuscritos palimpsestos – onde o texto anterior foi lavado ou raspado e depois reutilizado – eram bastante comuns devido à escassez de materiais de escrita.

No entanto, séculos depois, o texto pode ser recuperado iluminando os manuscritos com fluorescência ou diferentes comprimentos de onda de luz.

Até o momento, apenas dois manuscritos conhecidos continham essa tradução, um na Biblioteca Britânica e outro no Mosteiro de Santa Catarina, no Egito. O novo manuscrito descoberto foi enviado para a Biblioteca do Vaticano.

Utilizando luz ultravioleta, os cientistas conseguiram acessar o texto apagado, que ofereceu novas perspectivas sobre as escrituras, diferentes das outras traduções.

Por exemplo, a tradução grega de Mateus 12 dizia que “naquela época, Jesus passava pelos campos de trigo no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher as espigas e comer” .

Enquanto isso, a tradução siríaca retrata essa passagem como: “começaram a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las”.

Segundo Garrick Allen, professor sênior de Estudos do Novo Testamento na Universidade de Glasgow , essa descoberta proporciona uma visão mais ampla dos primeiros estágios do texto bíblico e das comunidades que o traduziam.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora