Connect with us

BRASIL

Tensão com a Venezuela: Maduro critica sistema eleitoral brasileiro após críticas de Lula

Publicado

em

Tensão com a Venezuela: Maduro critica sistema eleitoral brasileiro após críticas de Lula
Redação GPS

Tensão com a Venezuela: Maduro critica sistema eleitoral brasileiro após críticas de Lula

No ápice de uma controvérsia internacional, Nicolás Maduro , presidente da Venezuela, lançou críticas ao sistema eleitoral brasileiro, nesta terça-feira (23), durante um discurso público nas prévias das eleições presidenciais do país vizinho. A declaração ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar o líder vizinho, o qual garantiu “banho de sangue” se houver a vitória da oposição.

Dentro de um contexto de tensões políticas, Maduro questionou a integridade do processo eleitoral brasileiro, afirmando que o Brasil “não tem auditoria a um único boletim de urna”.

“Nós vamos ganhar de novo. E na Venezuela vai haver democracia, liberdade e paz. Nós temos o melhor sistema eleitoral do mundo. Temos 16 auditorias. E se faz uma auditoria ‘profunda’, como vocês sabem, em 54% das urnas. Em que outra parte do mundo se faz isso? Nos Estados Unidos? Não há auditoria no sistema eleitoral. No Brasil, não auditam nenhum boletim de urna. Na Colômbia, não auditam nem uma urna sequer. Na Venezuela, auditamos com profundidade”, disse Maduro durante discurso na pré-eleição.

Tensão

A tensão política se intensificou ainda mais com as respostas do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, um aliado histórico de Maduro, que expressou preocupação com as declarações do presidente venezuelano sobre derramamento de sangue caso a oposição vença o pleito.

Lula criticou a postura de Maduro, afirmando: “Fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto, não de sangue.”

Em um contra-ataque aparente, Maduro respondeu de maneira irônica às advertências de Lula, sugerindo que o ex-presidente brasileiro deveria “tomar um chá de camomila”.

Por sua vez, Lula anunciou que Celso Amorim, assessor-chefe para assuntos internacionais da Presidência da República, será enviado a Caracas como observador das eleições.

Desde que assumiu o poder em 2013, após a morte de Hugo Chávez, Maduro enfrentou críticas generalizadas por reprimir a oposição e manipular o processo eleitoral a seu favor. A eleição de 2018, particularmente, foi amplamente denunciada como uma farsa internacional, com muitos partidos e líderes da oposição impedidos de concorrer.

O principal adversário de Maduro nas próximas eleições será Edmundo González, um ex-diplomata escolhido pela coalizão de oposição, após uma série de negociações complexas. María Corina Machado, uma líder proeminente da oposição, inicialmente considerada para concorrer, acabou por apoiar González, em uma decisão apoiada por potências internacionais como Brasil, Estados Unidos e União Europeia.

The post Tensão com a Venezuela: Maduro critica sistema eleitoral brasileiro após críticas de Lula first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora