Connect with us

BRASIL

Tem pet em casa? Saiba quais cuidados tomar com a saúde deles em tempos de seca

Publicado

em

Tem pet em casa? Saiba quais cuidados tomar com a saúde deles em tempos de seca
Yumi Kuwano

Tem pet em casa? Saiba quais cuidados tomar com a saúde deles em tempos de seca

Nesta época de seca , agravada pelos incêndios florestais que atingem grande parte do país, os prejuízos ao meio ambiente são incalculáveis, e a saúde também tem sido alvo de preocupação. Mas se engana quem pensa que só os humanos devem se cuidar. Os pets também sofrem os efeitos, principalmente da fumaça, presente em Brasília nos últimos dias.

O veterinário Mário Falcão, especialista em oftalmologia veterinária de pequenos animais, a fumaça das queimadas contém partículas finas ricas em substâncias químicas que podem causar uma série de problemas de saúde em cães e gatos. Os principais são irritação das vias respiratórias, inflamação ocular e as próprias doenças respiratórias.

A fumaça pode irritar o trato respiratório, causando tosse, espirros, respiração ofegante e desconforto. Pets, especialmente aqueles com problemas respiratórios preexistentes, como bronquite, asma felina, síndrome braquicefálica ou colapso traqueal em cães, podem ter suas condições agravadas ”, detalha Falcão.

E para os efeitos surgirem não é necessário um longo tempo de exposição à fumaça. “ A exposição por curto período já pode ser suficiente para causar irritação nas vias aéreas e nos olhos, principalmente em pets com saúde mais vulnerável, como filhotes, idosos ou animais com problemas respiratórios pré-existentes ”, diz o especialista, que ressalta ainda que mesmo animais saudáveis podem sofrer com desconfortos após uma breve exposição à fumaça.

Já a longo prazo, a exposição constante pode ter consequências mais graves nos pets, como doenças crônicas, danos pulmonares por causa das partículas tóxicas e até complicações cardiovasculares.

Além da fumaça, a seca também pode ter efeitos significativos na saúde dos pets, semelhante ao que ocorre com os humanos. A baixa umidade do ar pode causar desidratação, irritação das vias respiratórias e da pele, gerando tosse, espirros e desconforto, além de ressecar a pele e o pelo dos pets, causando coceira e descamação, e a hipertermia maligna, que pode até ser fatal.

Como se prevenir

O veterinário alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para diminuir os impactos, como manter os pets em ambientes internos durante períodos de fumaça intensa; garantir acesso constante à água fresca, para evitar a desidratação; e reduzir o nível de atividade física dos animais, pois o aumento da respiração pode expor mais os pulmões às partículas tóxicas.

Fique atento a sinais de dificuldade respiratória, como tosse, respiração ofegante, ou olhos irritados, e busque orientação veterinária se notar algo incomum ”, orienta o especialista.

Especificamente para a seca, também é importante umidificar o ambiente, evitar passeios e exercícios nas horas mais quentes do dia e monitorar a pele do bichinho, inclusive com intervalos maiores entre os banhos, além do uso de produtos específicos para evitar irritações e ressecamento.

The post Tem pet em casa? Saiba quais cuidados tomar com a saúde deles em tempos de seca first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora