MATO GROSSO

Técnicos fazem acompanhamento in loco nas comunidades

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Cinco escolas estaduais e três outras unidades que atendem comunidades remanescentes de quilombolas estão recebendo visitas de equipes da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). O objetivo do trabalho é assessorar os gestores e fazer um levantamento das condições documentais, estruturais e pedagógicas dessas unidades.

“É um trabalho orientativo que está sendo realizado pela primeira vez nessa gestão. O objetivo é evitar falhas no decorrer do ano letivo, quando estão envolvidos cerca de 3.000 alunos. Por isso, o assessoramento será in loco, começando pelo município de Vila Bela da Santíssima Trindade, depois as que estão localizadas em Barra do Bugres, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento. Mas também vamos a Poconé e Porto Estrela onde temos unidades que atendem estudantes remanescentes”, explicou o coordenador de Diversidades da Seduc, Elinaldo Angelo da Conceição.

Elinaldo destacou que a educação escolar quilombola é uma modalidade de Educação Básica que requer atendimento diferenciado, uma vez que envolve um público com suas peculariedades e especificidades. São escolas situadas em território quilombola, portanto, espaços na qual a preocupação com a historicidade, os festejos, as tradições e demais elementos que compõem o patrimônio cultural, materiais e imateriais devem fazer parte do cotidiano escolar.

Esse cuidado com os saberes do povo previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em seu Artigo 1º, Inciso III. No decorrer do ano letivo, a equipe de assessores técnicos pedagógicos darão continuidade com as orientações necessárias para que as ações desenvolvidas estejam de acordo com as normas previstas, no que se refere a metodologias e didáticas para atender a modalidade escolar quilombola nas diversas áreas de conhecimentos e suas devidas ciências (disciplinas).

Fonte: Governo MT – MT

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