Cuiabá

Técnicas em Nutrição Escolar participam de ciclo de formação com palestras, diálogos colaborativos e atividades práticas

Publicado

em

O Hotel Fazenda Mato Grosso é palco do ciclo de formação para Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) da rede pública municipal de ensino Ao todo, serão realizados sete encontros formativos durante o ano, com palestras, diálogos colaborativos, discussões e atividades práticas de produção de alimentos, ministrados pela equipe técnica de nutricionistas e gastrônomos da Coordenadoria de Nutrição Escolar, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da Prefeitura de Cuiabá é capacitar os profissionais para a execução de suas atribuições, garantindo a segurança higiênico-sanitária dos alimentos, protegendo a saúde dos escolares e minimizando os prejuízos econômicos decorrentes de perdas de matérias-primas.

Na abertura do encontro formativo, nesta segunda-feira (10), com a presença de Técnicos em Nutrição Escolar de creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a secretária adjunta de Educação, Débora Marque Vilar falou sobre a importância da formação continuada. “A formação é necessária e foi planejada para produzir os melhores resultados da atuação dos Técnicos em Nutrição Escolar. Sabemos a importância de uma alimentação nutritiva para aprendizagem dos estudantes. É uma forma dos profissionais aperfeiçoarem e para aqueles que estão há pouco tempo na rede aprender e melhorar seu desempenho na função”, disse a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Durante a programação foram abordadas questões relacionadas a legislação e o Plano Nacional de Alimentação Escolar, Cardápio do ano letivo e novas preparações, seletividade alimentar e boas práticas de preparação dos alimentos.

A Mestre em Nutrição, Alimentos e Metabolismo pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a nutricionista infantil Chaiane Aline da Rosa Santos falou sobre a seletividade alimentar. Condição caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento, um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência.

Programação

Na quarta e quinta-feira (dias 12 e 13), o público alvo serão as Técnicas em Nutrição Escolar das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e das Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC).

A partir do dia 18 até 10 de maio, a formação prossegue na cozinha piloto da Coordenadoria de Nutrição Escolar com aulas práticas abordando as particularidades da introdução alimentar, controle higiênico sanitário, rotina de lactário, higienização de mamadeiras, produção de receitas, porcionamento entre outros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News