Connect with us

Sorriso

Teatro aborda os perigos do tabaco e cigarro eletrônico

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, o Auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José, srá o palco da peça “É hora de evaporar os prejuízos do tabaco e do cigarro eletrônico”. A entrada é gratuita e a peça é permitida para maiores de 12 anos. A apresentação será em sessão única.

Em cena jovens e adolescentes que gostam de novas experiências. Mas, como nem toda nova experiência é boa, a peça aborda justamente os riscos do cigarro, quer seja em tabaco ou eletrônico, o famoso vape, abreviação de vaporizador.

O repasse de conhecimento por meio da encenação integra uma série de ações conduzidas pelo departamento de Educação em Saúde, que já vem trabalhando em escolas um cronograma de palestras e também formações com o tema “É hora de evaporar os principais prejuízos do tabaco e do cigarro eletrônico”, ministradas pela médica pneumologista, Simone de Oliveira.

Mais sobre o projeto

O projeto que iniciou em 2022 pela Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), ganhou reforços para esse ano. A Secretaria de Educação (Semed) e a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) aderiram (ao projeto), que também contará com o apoio da Câmara de Vereadores. E a primeira ação está programada para amanhã, dia 16 de maio durante a palestra para os professores de ciências que atuam no ensino fundamental/anos finais. “O público dos anos finais é formado por adolescentes e jovens, justamente a idade que está propícia a desenvolver o hábito de fumar”, pontua a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring.

A profissional destaca que o Município busca aliar a informação a todo o atendimento que a Secretaria oferta aos pacientes tabagistas com intuito de prevenir e amenizar os danos causados pelo tabaco. “Muitas vezes o aluno trabalha esse tema na escola, leva um choque de realidade e percebe que não tem nada de bacana no tabaco; o estudante também leva a informação pra casa, estimulando familiares a parar de fumar”, defende Sílvia.

Segundo a coordenadora, o tabagismo é um tema que precisa ser trabalhado tanto em casa como nas escolas; “é preciso alertar e despertar para essa consciência em relação aos riscos”, diz.

Para a gestora da pasta de Educação, Lúcia Drechsler, a formação dos professores será um apoio bem-vindo aos profissionais da educação para que possam trabalhar em sala de aula a prevenção do hábito do tabagismo e do cigarro eletrônico. “Precisamos disponibilizar aos nossos professores informações, ferramentas, para que possam em sala de aula, destacar os males do uso do cigarro, dispositivos eletrônicos e outros produtos do tabaco”, frisa a secretária.

Em 2022, a doutora Simone realizou uma série de palestras em escolas estaduais para tratar do assunto. O tema trabalhado foi “Não se engane com as novidades; ele não é inocente e pode te matar” e a ênfase foi justamente no cigarro eletrônico.

O trabalho desenvolvido tanto com a formação de professores como com palestras, integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas.

O vape

De acordo com cientistas, o cigarro eletrônico, também chamado de vape – abreviação de “vaporizador”; assim como o cigarro convencional também faz mal à saúde por liberar nicotina. Presente tanto nos cigarros tradicionais quanto no vape, a nicotina causa vício, ou seja, ao ser inalada provoca dependência assim como outros tipos de drogas.

Dados sobre tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, e o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, dispositivos eletrônicos e outras drogas é um problema de saúde pública de ordem Internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano; mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o uso de cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional e consequente dependência, tornando-se cada vez mais popular entre adolescentes adultos e jovens. O cigarro eletrônico pode causar lesões pulmonares graves e levar à dependência da nicotina, além disso, pode provocar danos na mucosa oral, irritação da garganta e olhos, crises de asma, rinite, pneumonia e também favorecer o aparecimento de diversas complicações cardiovasculares.

Estudos demonstram que as complicações do tabagismo matam mais que AIDS, malária, tuberculose, crack, cocaína e heroína, configurando-se como a maior causa evitável de doenças, invalidez e morte. Fumar é um fator de risco para mais de 50 doenças, metade delas incapacitantes e/ou fatais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura apoia campanha do Lions para arrecadar sucata eletrônica

Publicado

em

Por

Recursos serão destinados ao Hospital de Câncer de MT

Não compensa mais arrumar. Já veio outra tecnologia superior. Pois é… sabe aquele eletrônico que já foi muito útil, mas hoje já não serve mais e só ‘entulhando’ sua casa ou seu local de trabalho? Que tal liberar espaço e ainda ajudar o Hospital de Câncer de Mato Grosso?

Pois é, até o dia 5 de dezembro, todo o descarte de sucata eletrônica em Sorriso será destinado, pela campanha “Leve”, do Lions Clube, à instituição. Por meio do Eco Sorriso, a Prefeitura contribuirá com toda a logística para que os eletrônicos descartados na Estação de Sustentabilidade (localizada no Paço Municipal), assim como nos ecopontos, sejam destinados ao Lions, que, neste período, também está arrecadando doações em sua sede, na Rua Peixoto de Azevedo, 330, no Bairro Bela Vista.

As empresas que quiserem doar grandes volumes de material podem também agendar, junto ao Eco Sorriso, pelo 66 99603 7730 (Whats App), a entrega diretamente na Central de Triagem.

Bora ajudar? Você faz aquela faxina, deixa os ambientes mais livres, leves e agradáveis e ajuda a instituição de saúde que uma é referência em tratamento oncológico no Estado.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora