Connect with us

MATO GROSSO

TCE-MT recebe demanda de associação e avalia capacitações para contadores públicos

Publicado

em

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Em reunião no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quarta-feira (5), o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, recebeu membros da Associação Mato-grossense dos Contadores Públicos para tratar de futuras qualificações voltadas à categoria.

O conselheiro lembrou que a instituição tem garantido qualificação sobre variados temas e a diferentes categorias de servidores. A extensa programação, conforme ressalta, faz parte das diretrizes da gestão do presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, que tem foco na orientação para garantir a efetividade da gestão pública.

“Toda movimentação financeira e de bens de um ente público passa pela contabilidade e o TCE, por meio da Escola de Contas, pode contribuir para capacitá-los nas demandas que eles têm mais necessidade. O que eles querem é entender melhor o Tribunal para dar uma resposta melhor na função que eles desempenham”, explicou o Waldir Teis.

Durante o encontro, os contadores públicos falaram sobre os cursos já realizados pela Corte de Contas e apresentaram sugestões para que os conteúdos sejam adaptados para o trabalho da categoria, formada por cerca de 400 profissionais em todo o estado. Foi o que explicou o presidente interino da Associação, Luíz Mário de Barros.

“A reunião foi no sentido de aprimorar o serviço do contador público do nosso estado. Isso seria feito em parceria com a Escola do Tribunal, que tem uma estrutura boa e que, inclusive, já vem oferecendo diversas capacitações. Nós temos muitas demandas a serem alinhadas tanto com o TCE, quanto com outras instituições”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa na capital

Publicado

em

Por

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação Pubblicare para cumprir ordens judiciais contra o núcleo de uma organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção na lavagem de dinheiro por meio da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá.

Um parlamentar de Cuiabá foi preso na operação.

Setenta policiais cumprem 15 medidas cautelares, entre prisão, buscas, sequestro de bens e bloqueios de contas bancárias. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), sendo:

  • Um mandado de prisão preventiva;
  • Sete mandados de busca e apreensão;
  • Seis veículos e um imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação Pubblicare é desmembramento da Operação Ragnatela, deflagrada em junho deste ano, quando a FICCO-MT desarticulou um grupo criminoso que teria adquirido uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800.000,00, pagos em espécie, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Agentes públicos

Durante as investigações também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária. Foi identificado que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

Os investigados respondem pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com os membros da facção indiciados durante a Operação Ragnatela.

A Operação Pubblicare, termo em italiano, faz alusão à atividade do agente público, que em vez de atuar em prol da população, focava em interesses escusos da facção criminosa.

A FICCO-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora