MATO GROSSO

TCE-MT elege Alisson Alencar para continuar à frente do MPC-MT biênio 2025-2026

Publicado

em

Crédito: Diego Rodrigues/MPC
Procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar. Clique aqui para ampliar.

O Plenário Presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) elegeu, por unanimidade, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, para continuar à frente do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT) por mais dois anos (2025-2026). A escolha foi realizada na sessão ordinária desta terça-feira (24).

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ao votar, destacou a competência do procurador e o trabalho exemplar desempenhado nos últimos anos. “Eu quero, nesse momento, votar no Alisson Alencar para que continue como procurador-geral de Contas no próximo biênio. Nós temos excelentes procuradores, pessoas capacitadas, com um longo conhecimento jurídico, mas, ao longo desses anos, observei sempre o trabalho brilhante do Alisson como chefe do MPC, e quero convidá-lo para permanecer por mais um biênio”, disse Sérgio Ricardo.

Além do presidente, na votação, a atuação do MP de Contas foi elogiada pelos conselheiros do TCE-MT. O conselheiro Antonio Joaquim ressaltou a experiência e a contribuição institucional de Alisson Alencar “Voto por ser uma pessoa que tem muita experiência, espírito de contribuição e consciência institucional. Será um prazer tê-lo por mais dois anos como procurador.”

O conselheiro Valter Albano também enalteceu a eleição, afirmando que a recondução de Alisson Alencar reflete a qualidade do corpo de Procuradores do MPC-MT. “Os quatro procuradores têm muita qualidade profissional e pessoal. O procurador Alisson Alencar vem demonstrando essa dimensão maior da institucionalidade.”

Na mesma linha, o conselheiro Waldir Teis destacou a maturidade do grupo de procuradores, enquanto o conselheiro Campos Neto compartilhou sua experiência de trabalho ao lado de Alisson Alencar e elogiou o comprometimento do procurador. “Realmente são pessoas que merecem a nossa confiança.”

Já o conselheiro Guilherme Maluf destacou a maturidade e a capacidade de liderança de Alisson Alencar “Ao longo desses cinco anos de Tribunal, pude observar o quanto o Alisson, apesar da juventude, tem maturidade, sobretudo, na construção de projetos de eficiência para a administração pública de Mato Grosso. A forma isenta e pautada na legalidade com que ele conduz a Procuradoria do MPC , faz com que nosso estado ganhe.”

O procurador-geral reconduzido, Alisson Alencar, assumiu o compromisso de honrar a instituição, exercer com responsabilidade e zelo suas funções para o aprimoramento do Tribunal de Contas, do MP de Contas e da gestão pública em Mato Grosso em benefício da sociedade do estado. “Agradeço a confiança da unanimidade dos conselheiros do TCE, bem como o apoio incondicional dos procuradores do MPC.”

Trajetória

 A recondução de Alisson Carvalho de Alencar reafirma sua competência e dedicação ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, às funções institucionais do Ministério Público de Contas, bem como ao estado de Mato Grosso e sociedade mato-grossense, consolidando sua liderança na fiscalização e controle externo das contas públicas do Estado.

Natural de Teresina, Piauí, Alisson Carvalho de Alencar possui uma carreira jurídica destacada. Atuou como advogado da União entre 2006 e 2009 e, em 2009, foi aprovado no concurso de provas e títulos para o cargo de procurador de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso. 

Sua formação acadêmica é vasta: é bacharel em Direito, pós-graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e pela Universidade de Salamanca, na Espanha (dupla titulação), além de pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) em Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes.

Além de sua atuação no Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar é professor de ensino superior e pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP), contribuindo ativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional na área jurídica.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas

Fonte: TCE MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News