Connect with us

MATO GROSSO

TCE-MT e AMM anunciam programação do Encontro Mato-grossense de Municípios

Publicado

em

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizam, nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o Encontro Mato-grossense de Municípios. O evento reunirá os prefeitos eleitos e reeleitos e suas equipes para discutir os principais desafios e soluções para uma gestão pública eficiente, inovadora e sustentável. Clique aqui para se inscrever.

O encontro contará com a presença de nomes de destaque no cenário nacional, como o ex-presidente da República Michel Temer, que fará a palestra magna na manhã do dia 18, além do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Também já está confirmada a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que falará sobre a reforma tributária. 

A programação foi oficialmente divulgada nesta terça-feira (7), na sede da AMM, durante café da manhã com jornalistas dos principais veículos de comunicação do estado. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por meio dos sites da associação e do TCE. 

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, salientou a magnitude do encontro e da parceria para sua realização. “Nunca existiu um encontro como esse que vamos realizar e nunca existiu uma parceria com tantas instituições envolvidas e estamos fazendo isso porque há necessidade. Quase metade dos prefeitos são novos e o Tribunal de Contas não quer punir, não quer reprovar contas e só se consegue atingir essa excelência quando se prepara o gestor, quando se orienta e é isso que estamos fazendo.”

Já o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a importância da participação dos prefeitos no evento, que também contará com a presença de vereadores, secretários, entre outros líderes municipais. “Contaremos com a presença de importantes lideranças nacionais que vão compartilhar suas experiências na gestão pública e apontar caminhos para uma gestão eficiente, transparente, inovadora e sustentável. Será o maior evento municipalista do ano, com uma ampla programação técnica  que será conduzida por especialistas em várias áreas de atuação”, assinalou. 

O ciclo de palestras vai abordar os principais temas da administração pública com representantes de várias instituições, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Estado, Ministério da Gestão e Inovação, entre outros. 

Estão também programados vários painéis temáticos, com a participação de conselheiros e técnicos do TCE-MT, deputados estaduais, além de representantes de colegiados das áreas da saúde, educação, assistência social e consórcios intermunicipais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos com pagamento de auxílio estudantil

Publicado

em

Por

Estão abertas as inscrições para novos cursos de qualificação profissional de Bioeconomia/Pronatec, ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). São 190 vagas distribuídas em turmas presenciais do período noturno em Alta Floresta, Carlinda e Colniza.

São oito capacitações gratuitas, variando por município. Todas irão entregar certificados ao final. Os estudantes também irão receber um auxílio financeiro vinculado ao número de aulas frequentadas. Em um curso de 180 horas, por exemplo, caso o aluno não tenha faltas vai receber R$ 360,00.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial na secretaria da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ETEC), ou via WhatsApp, pelo número (66) 99250-9415. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de matrícula, que pode ser solicitada até o preenchimento das turmas.

Em Alta Floresta, são 25 vagas para cada curso, sendo eles: Agricultor Agroflorestal (200 horas), Condutor de Turismo de Conservação Ambiental Local (200 horas) e Produtor de Produtos Apícolas (160 horas). As aulas serão realizadas na ETEC de Alta Floresta.

Já em Carlinda estão sendo ofertados os cursos: Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária (160 horas), com 20 vagas; e Forragicultor (200 horas), com 25 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Manoel Bandeira, localizada na Rua das Maravilhas nº 723 – Centro.

Em Colniza, estão disponíveis: Agricultor Orgânico (160 horas), com 20 vagas; Operador de Beneficiamento de Café (200 horas) e Criador de Peixes em Tanques Escavados (200 horas), com 25 vagas cada. A Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Rua das Bromélias, nº 223 – Centro, irá receber as aulas.

As aulas de todos os cursos se iniciam em 03 de fevereiro. Para solicitar matrícula, é necessário apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental ou uma declaração de conhecimento.

Programa Bioeconomia

A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.

O coordenador do projeto, Dr. Mateus de Souza Rocha, explica que a maioria dos produtores locais conhecem bem técnicas de produção e cuidado com a terra. Por isso, tornou-se relevante partir de conhecimentos e práticas destes produtores.

“Os cursos agregam novos conhecimentos que elevam o potencial econômico de seus produtos já existentes, sem trazer prejuízos ao meio ambiente. Possibilitam também que sejam criados novos produtos aproveitando as oportunidades que a bioeconomia pode oferecer, sobretudo criando empregos verdes com oferta de produtos competitivos”, completa o coordenador.

Em 2024, o projeto formou oito turmas nos municípios de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Carlinda e Nossa Senhora do Livramento. Além das oito turmas com inscrições abertas, outras 10 serão concluídas ainda neste ano de 2025.

O Bioeconomia na Amazônia Legal é realizado por meio de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seciteci, e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora