Connect with us

BRASIL

Tarcísio passa pelo primeiro teste na Alesp após apaziguar relações

Publicado

em

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Reprodução / Youtube FlowPodcast – 09.08.2023

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve passar pelo primeiro teste político na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nos próximos dias após juntar sua base de deputados para tentar melhorar a articulação. A Alesp deve votar nesta quarta-feira (16) o projeto que autoriza o estado a entrar no Consócio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), criado para atender os interesses das regiões junto ao governo federal.

O projeto passou a ser alvo de polêmicas após as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre a retomada das conversas sobre o consórcio. Em entrevista, Zema disse as regiões Sul e Sudeste merece protagonismo e atacou o Consórcio Nordeste.

A proposta passou pelo Congresso de Comissões e a votação deve acontecer em sessão extra no plenário. Porém, há movimentações da oposição para apresentar uma emenda e adiar a votação.

Os deputados ainda estão desconfortáveis para votar a proposta, após as declarações de Zema. As falas foram consideradas xenófobas e poderia prejudicar a imagem dos parlamentares.

O projeto será o termômetro de apoio do Palácio dos Bandeirantes nesse segundo semestre entre os deputados. Nos últimos dias, Tarcísio tem se reunido com lideranças parlamentares e prometido liberar emendas para manter a base sólida. Ele ainda conversou com os deputados e prometeu melhorias na articulação política na Alesp.

Para o segundo semestre, o governador tem interesse em três propostas de grande calibre. Entre elas a reforma administrativa, que são necessários 57 deputados para aprovar a proposta.

Outro texto polêmico trata sobre a transferência de recursos orçamentários da Educação para a Saúde. Por fim, Tarcísio ainda deve enviar o projeto para privatizar a Sabesp.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora