Connect with us

MUNDO

Tailândia criminalizará o uso recreativo da maconha após 2 anos

Publicado

em

O país permitiu o uso recreativo da maconha por 2 anos
Reprodução: Flipar

O país permitiu o uso recreativo da maconha por 2 anos

A Tailândia almeja aprovar urgentemente uma lei para proibir o uso recreativo da maconha no país, cerca de dois anos após a descriminalização do uso da substância. Chonlanan Srikaew, ministro da Saúde do país foi quem anunciou o desejo do governo nesta terça-feira (6).

O governo anterior contava com um partido pró-legalização, que acabou retirando em 2022 a maconha da lista dos narcóticos proibidos. O objetivo era dinamizar as áreas agrícolas e turísticas.

À época, o país disse que 1.181 itens com extratos de cannabis foram aprovados. A expectativa econômica era que fossem gerados 15 bilhões de baths (R$ 2,12 bilhões na ocasião) até 2026. Grandes empresas como Charoen Pokphand Foods e Gunkul Enginering se interessaram pelo negócio e se uniram para produzir bebidas e alimentos feitos à base de cannabis.

A partir deste momento, diversos negócios cresceram de forma desenfreada. A capital do país, Bancoc, foi a cidade que mais houve um descontrole: lá, era possível comprar maconha com vendedores ambulantes.

Srettha Thavisin, premiê tailandês desde agosto do ano passado, já disse publicamente ser contrário ao uso da substância.


A comercialização da cannabis vem sofrendo diversas críticas, em especial pelos setores conservadores do país, que clamam por uma legislação mais rigorosa. Srikaew disse que nos próximos dias uma lei será apresentada para proibir o uso da planta.

“A nova lei vai alterar o atual para permitir o uso de cannabis apenas com fins de saúde e medicinais. O uso recreativo será considerado incorreto”, afirmou o ministro. No país, é cultural o uso da erva para aliviar dores. Em 2018, o país asiático havia legalizado a maconha medicinal.

O debate sobre este tema surgiu após um show realizado em Bancoc pela banda Coldplay. Parte dos espectadores relataram cheiros da substância de forma frequente.



Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora