O supertufão Yagi provocou destruição no Vietnã, incluindo edifícios arruinados, barcos afundados e deslizamentos de terra, elevando o número de mortos no país para nove neste domingo (8).
O tufão, que devastou várias regiões da China e das Filipinas esta semana é o mais poderoso a se formar na Ásia até o momento neste ano. Neste domingo, Yagi perdeu força e foi rebaixado à condição de tempestade tropical.
Antes de atingir o Vietnã, o tufão Yagi havia atravessado o sul da China e as Filipinas, resultando na morte de pelo menos 24 pessoas e ferindo dezenas.
Quatro pessoas da mesma família perderam a vida em um deslizamento de terra na província de Hoa Binh, no norte do Vietnã, durante a madrugada. O deslizamento ocorreu após várias horas de chuvas intensas causadas pelo tufão, que desabaram sobre a casa da família. Enquanto o proprietário da casa, de 51 anos, conseguiu escapar, a esposa, a filha e dois netos foram soterrados e encontrados mortos posteriormente.
No sábado (7), o tufão causou a morte de quatro pessoas devido ao desabamento de telhados, conforme relatado pelas autoridades de gestão de desastres. Além disso, um homem morreu na sexta-feira na província de Hai Duong quando uma árvore caiu em função dos ventos fortes.
O tufão Yagi atingiu a costa norte do Vietnã no sábado (7), trazendo ventos que superavam 149 km/h. Vários bairros da cidade portuária de Haiphong estão inundados, com interrupções no fornecimento de eletricidade e danos significativos a linhas e postes.
Na Baía de Ha Long, Patrimônio Mundial da Unesco, famosa por suas ilhas de rochedos e destino turístico internacional, pelo menos 23 barcos foram gravemente danificados ou afundaram na ilha de Tuan Chau, conforme relatado por moradores.