Connect with us

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Unidade do Banco Vermelho será instalada no campus da UFMT nesta terça-feira (10), às 12h30

Publicado

em

Nesta terça-feira (10/12), às 12h30, em frente ao Restaurante Universitário, a Prefeitura de Cuiabá inaugurará mais uma unidade do Banco Vermelho no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ação faz parte de uma iniciativa de conscientização sobre a violência doméstica e o feminicídio. A iniciativa contará com a presença da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

O banco, confeccionado em madeira reforçada e com mais de 4 metros de comprimento, é pintado na cor vermelha e traz frases de impacto contra a violência de gênero. Além disso, possui um QR code que dá acesso ao texto completo da Lei Maria da Penha.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com o Instituto Banco Vermelho, uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos, que já implementou bancos similares em 12 estados do país, tanto em vias públicas quanto em espaços institucionais.

Em Cuiabá, os bancos estão instalados em locais como a Rodoviária de Cuiabá, Shopping Pantanal, Parque das Águas, Praça Alencastro, Orla do Porto 2, Praça 8 de Abril (Choppão) e Shopping Estação. Novas instalações estão previstas para o Fórum de Cuiabá, Praça Rachid Jaudy e o campus da UFMT.

Serviço:

Evento: Inauguração do Banco Vermelho no campus da UFMT
Data: Terça-feira, 10 de dezembro
Horário: 12h30
Local: Restaurante Universitário (RU) – UFMT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá 2023

Publicado

em

Por

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, nesta terça-feira (10), parecer favorável às contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2023. O conselheiro relator, José Carlos Novelli, votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelo presidente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo, e pelos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano e Guilherme Maluf.

Na análise global, o relator destacou que, embora o agravamento do déficit seja um ponto relevante, especialmente nos gastos com saúde pública, o Município apresentou uma melhora significativa na execução orçamentária em relação a 2022.

Ele citou um estudo técnico, com base em dados do Ministério da Saúde, usado pelo conselheiro Valter Albano, durante emissão de parecer também favorável às contas do exercício 2022.

“Entre 2020 e 2024, mais da metade dos atendimentos ambulatoriais e quase 40% dos atendimentos hospitalares foram destinados a pacientes de outros municípios, um fator relevante na avaliação das contas. Esse contexto reforça a necessidade de garantir segurança jurídica nas decisões da Corte”, ponderou o Novelli.

Ele também citou que outro ponto positivo foi o resultado primário superavitário de R$ 171.250.309,00, que superou a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Adicionalmente, a dívida consolidada líquida manteve-se estável, passando de 40,61% em 2022 para 43% em 2023. Apesar do aumento, o índice permanece amplamente abaixo do limite de 120% estabelecido pela Resolução nº 40/2001 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.

O conselheiro José Carlos Novelli destacou ainda o cumprimento dos gastos mínimos obrigatórios em educação e saúde, a observância dos limites de despesas com pessoal e os resultados primários superavitários como pontos de grande relevância.

“Esses fatores levaram à conclusão de que o déficit financeiro apurado e as demais irregularidades identificadas não possuem peso suficiente para embasar um parecer contrário à aprovação das contas”, ressaltou o relator.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora