Connect with us

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeito e embaixador da Índia irão inaugurar memorial e estátua em homenagem a “Mahatma Gandhi” na quinta-feira (25), às 19h

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, convida para a inauguração do memorial e da estátua de Mahatma Gandhi, que será realizada nesta quinta-feira (25), às 19h, no Parque da Família. A solenidade contará com a presença do embaixador da Índia, Sr. Suresh Reddy, e do vice-ministro de Relações Econômicas da Índia, S.E. Dammu Ravi, além de autoridades locais. A homenagem ao líder mundialmente reconhecido por sua incansável atuação pela cultura da paz, Mahatma Gandhi, é de grande representatividade para a Índia. Com a instalação do memorial em homenagem a esse grande personagem, o local passa a ser “Parque da Família – Mahatma Gandhi”.

Esculpida em bronze, com 1,93 metros de altura e pesando cerca de 550 kg, a peça foi fixada próximo ao chafariz, sobre uma base de cerca de dois metros. No local, haverá uma placa de identificação e iluminação, além da construção de um espaço com informações sobre Gandhi. O Parque da Família foi reformulado para receber o monumento, atendendo às exigências da Índia.

“Estamos muito felizes em dar mais essa boa notícia ao nosso povo cuiabano. A instalação desse monumento histórico representa o compromisso de Cuiabá com esses valores universais, que são a paz e a união entre os povos. Sua construção não apenas enriquece nossa paisagem urbana, mas também destaca que nossa cidade é um lugar dedicado à promoção da cooperação mútua”, diz o prefeito de Cuiabá.

A presença dessa estátua em Cuiabá, pontuou Emanuel Pinheiro, representa uma conexão direta com a rica herança cultural e histórica indiana. “Mahatma Gandhi é amplamente conhecido por seu papel na promoção da paz, não violência e harmonia social. A presença da estátua em Cuiabá simboliza a aspiração da cidade por esses valores e serve como um lembrete da importância desses princípios”, acrescentou.

A Prefeitura de Cuiabá investiu na criação de um ambiente propício para a prática de atividades voltadas à saúde do corpo e da mente, como yoga e meditação. O parque recebeu também novas placas de identificação e foram instalados mapas que auxiliarão os usuários a localizar os equipamentos disponíveis. “Para isso, foi feito todo um trabalho em conjunto com importantes parceiros para que o Parque da Família se transformasse em um ambiente propício e digno de receber um importante monumento como esse. Foram construídas áreas de sombreamento, com o plantio de mais de 100 árvores com mais de 2m de altura, construídos dois banheiros (que atendem também PCD), e incluído um bebedouro (fornecido pela Águas Cuiabá)”, informou o gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá e idealizador do projeto, Alex de Deus.

“A iniciativa partiu do prefeito Emanuel Pinheiro, que também homenageia todos os advogados, uma vez que Mahatma Gandhi foi um grande advogado”, lembrou Alex. “Se a gente parar para pensar, temos muito mais coisas em comum com a Índia do que se imagina. E o parque vai trazer uma movimentação econômica na região e uma influência para a economia do turismo em toda a cidade, no Estado e contribuindo com o turismo no país”, ressaltou Alex.

Além da inauguração e entrega da estátua, uma extensa programação acontecerá no parque em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, celebrado em 21 de junho. O público presente terá aulas de meditação e yoga como forma de comemorar a data. O público presente poderá também apreciar o lançamento de um e-book intitulado “Vida em Palavras”, escrito pela cuiabana e professora Enildes, que retrata a trajetória dela na Índia.

Para atrair a população ao Parque da Família e para que todos conheçam e apreciem a estátua de Mahatma Gandhi, várias atividades, como apresentações culturais, aulas de yoga e práticas de medicinas integrativas, serão realizadas durante o fim de semana (26, 27 e 28), sob a coordenação das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer e Saúde.

Para participar, basta ter vontade e levar um tapete, toalha ou canga para garantir que os exercícios sejam feitos com segurança. A entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora