Connect with us

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Controladoria promove Semana da Transparência na EMEB Francisval de Brito nesta quarta-feira (10)

Publicado

em

A Controladoria Geral do Município (CGM) realiza, na próxima quarta-feira (10), evento em alusão à Semana Municipal da Transparência, instituída pela lei nº 5.853/2014, na EMEB Francisval de Brito, localizada no bairro Coophamil, na capital.

Mais de 540 alunos da rede pública participarão do evento, que conta com a colaboração de outras secretarias, sendo elas, de Mobilidade Urbana (SEMOB), Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) e Educação (SME).

Os alunos terão acesso à informações da gestão pública, entretenimento e atividades pedagógicas, com objetivo de divulgar os canais de prestação de contas entre do Executivo, o Portal Transparência e Portalzinho da Patrulha, bem como regras de trânsito, controle de doenças, cuidados com os animais, propagando às culturas de controle interno da gestão pública e exercício da cidadania.

O controlador-geral do município, Hélio Santos, reforçou a importância da disseminação dos conteúdos entre os estudantes.

“Neste dia tão especial queremos levar conhecimentos e possibilitar uma experiência agradável da troca de informações entre os gestores e as crianças, mostrando um pouco da rotina e ações da Prefeitura de Cuiabá, que tem como finalidade, garantir o pleno bem-estar da população, de uma forma singular e descontraída. Eles são o futuro da nossa geração e o cuidado precisa ser demonstrado desde cedo, para que tornem cidadãos de bens e participativos”, disse Hélio.

“O projeto Semana da Transparência tem uma importância pedagógica fundamental para os estudantes participantes. O tema transversal está diretamente relacionado à BNCC e à Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana e, trabalhado com outros atores no ambiente escolar, proporciona a comunidade, a consciência de que o exercício da cidadania depende da participação de cada um nas decisões que afetam à coletividade, reconhecimento dos direitos e deveres próprios da condição de cidadão e atuação ética e responsável perante à sociedade”, disse a secretária da SME, Edilene Machado.

O encontro acontecerá das 7h às 10h e das 13h às 16h, na ocasião, sendo 267 alunos no período da manhã e 277 à tarde.

Serviço

Assunto: Controladoria promove Semana da Transparência na EMEB Francisval de Brito

Data: Quarta-feira (10)

Horário: 7h

Local: Rua João Paulo Dos Santos – Coophamil

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora