Connect with us

MUNDO

Submarino Titan: Guarda Costeira anuncia investigação sobre implosão

Publicado

em

Submarino implodiu com cinco pessoas dentro, segundo autoridades
OceanGate

Submarino implodiu com cinco pessoas dentro, segundo autoridades

A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou que vai começar uma investigação sobre a implosão que destruiu o submersível Titan, que levava cinco pessoas em uma expedição para ver os destroços do Titanic. Todos os passageiros morreram.

Segundo a Guarda Costeira, foi criado um conselho de investigação marinho (MBI), o maior nível de investigação, já que o ocorrido chamou a atenção mundial.

“Meu objetivo principal é evitar um incidente similar com as recomendações necessárias para aumentar a segurança do domínio marítimo em todo o mundo”, afirmou o investigador-chefe da Guarda Costeira, Jason Neubauer, durante entrevista coletiva em Boston.

“O MBI já está na fase inicial da coleta de evidências, incluindo operações de resgate dos destroços no local do incidente”, acrescentou.

De acordo com ele, o processo de investigação também pode fazer recomendações sobre a possível busca de sanções civis ou criminais “se for necessário”.

Além dos Estados Unidos, o Canadá, que participou das buscas pelo submersível, também anunciou a abertura de uma investigação sobre o caso.

O Titan foi considerado desaparecido no dia 18 e, na última quinta-feira (22), a Guarda Costeira norte-americana informou que todos os passageiros haviam morrido em uma “implosão catastrófica”.

O anúncio foi feito após destroços da embarcação terem sido encontrados a aproximadamente 500 metros de onde estão localizados os destroços do Titanic, no fundo do mar.

O cargueiro canadense Polar Prince havia rebocado o Titan para o mar no fim da semana anterior, mas perdeu o contato com ele uma hora e 45 minutos depois que desceu e iniciou a expedição.

O caso e o anúncio da implosão chamou a atenção mundial.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora