Connect with us

Sorriso

Sorriso será sede do 4.º Encontro dos Caps da região do Vale do Teles Pires

Publicado

em

No dia do evento, 15 de junho, não haverá atendimento no Caps de Sorriso

Nessa quinta-feira, 15 de junho, não haverá atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida|Maria Zélia da Silva Cosmos (Caps) de Sorriso. Mas calma que o motivo é bom! É que na data toda a equipe estará em formação, buscando aprimorar o atendimento durante o 4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região do Teles Pires. E o evento será aqui em Sorriso mesmo, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces).

O dia todo será voltado a questão “Essa criança não é só minha, ela é de todos nós…” e deve reunir representantes dos Caps da Regional de Saúde do Teles Pires; além de profissionais da Atenção Primária e também da rede de apoio como servidores dos Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS).

O coordenador de Atenção Secundária em Saúde, Matheus Leandro Freiria, pontua que como o tema sugere, o encontro vai versar sobre o coletivo, a importância do trabalho coletivo e a parceria entre saúde e famílias de pacientes. “Nossa missão é somar esforços, trocar experiências positivas; debater juntos o que pode dar certo, deixar mais humanizado o atendimento ofertado”, detalha.

Matheus ressalta que o público do Caps é formado por pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente e dependentes químicos e que buscam nos serviços de saúde o apoio para o retorno à uma vida mais saudável.

Uma das convidadas para conduzir o debate sobre a temática “Essa criança não é só minha, ela é de todos nós…” é a professora Marcela Martins Furlan de Leo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que irá participar de forma online.

O encontro é organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida|Maria Zélia da Silva Cosmos (Caps) de Sorriso, com a parceria do Escritório Regional de Saúde.

Informações sobre o CAPS/Sorriso

Em Sorriso, quem precisa de ajuda emocional pode e deve procurar atendimento no Centro; não é necessário encaminhamento. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, no Jardim América. Reforçando: só não haverá atendimento nesta quinta-feira, 15 de junho, data do encontro em Sorriso. Na sexta-feira, 16, tudo volta ao normal!

Mais sobre a palestrante

Marcela Martins Furlan de Leo é graduada em enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências, Programa Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Atualmente é professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Universitário de Chapecó. Também é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS – UFFS) e professora colaboradora da Liga Acadêmica de Neurociências, UFFS; além de membro proponente da Escola de Estudos Psicanalíticos, em Porto Alegre – RS.

Serviço:

4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região Teles Pires

Local: Auditório da ACES, Rua Tenente Lira, n.º 230, Centro Norte

Data; 15 de junho de 2023

Início: 7 horas

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Capacitações da Saúde encerram com a temática “Cuidando de quem cuida”

Publicado

em

Por

“Cuidando de quem cuida”. Esse foi o tema do último módulo do ano da série de capacitações promovidas pela Secretaria de Saúde e Saneamento e voltada aos profissionais da pasta. E foi falando sobre a importância de autocuidado para então cuidar do outro, que a médica geriatra Juliana Siqueira, encerrou a programação nesta manhã, 22 de novembro.

Juliana pontua que esta foi a 8.ª turma a participar da formação. A abordagem, frisa a profissional, foi voltada a pensar sobre “autocuidado, descanso e a comunicação para melhorarmos a abordagem e aprimorarmos o atendimento ofertado ao paciente”, diz.

Participante do encontro, a média Silvana Pfifer, destacou a importância das formações que trazem um olhar cada vez mais humanizado para com o paciente no momento do atendimento. A odontóloga Fernanda Campos também pontou o olhar para com o todo. Fernanda lembrou que a formação foi ofertada para todos os setores e profissionais que integram a saúde pública de Sorriso.

Coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, explica que esse “é um momento de muita troca de experiência e de dicas que melhoram a qualidade de vida dos profissionais da saúde e dos pacientes”. Na manhã de hoje, 25 profissionais entre médicos, odontólogos e auxiliares odontológicos, participaram do encontro.

A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora