O gestor lembra que no último mutirão para cirurgias ginecológicas, realizado em fevereiro, o fato também foi observado. “Tínhamos 50 pacientes agendadas para a consulta pré-operatória para cirurgia ginecológica e apenas 38 compareceram; todas as pacientes foram avisadas, confirmaram que iriam, foram na Central de Regulação pegar a guia e sem nenhum aviso, simplesmente não compareceram”, detalha a situação. “Há todo um preparo, empenho das equipes para avisar, agendar a própria cirurgia e quando alguém falta sem avisar, simplesmente tira a oportunidade de outra pessoa realizar o procedimento”, reforça.
Cirurgias já realizadas
Mesmo com tantas faltas, de janeiro até o momento o Município já realizou 596 procedimentos cirúrgicos gerais com o investimento de R$ 1.318.632,65. Todos os procedimentos foram adquiridos via Consórcio de Saúde e obedeceram à fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos seguindo a ordem da fila e atendendo situações identificadas como de prioridade de casos pelos médicos”, pontua Luis Fábio.
“Nesta semana mesmo estamos com pacientes que estão passando por cirurgias no Hilda Strenger Ribeiro, de Nova Mutum. Todos os procedimentos são 100% custeados pelo Município. Quando é fora de Sorriso, além do procedimento também ofertamos apoio de transporte e hospedagem para pacientes e acompanhantes”, destaca o secretário.
Onde procurar apoio
E como em qualquer outro procedimento da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada é sempre a Unidade Básica de Saúde. A partir do atendimento na UBS é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para a cirurgia, caso o médico confirme a necessidade.
“Destacamos que pacientes que estão aguardando esses procedimentos devem ficar atentos aos contatos realizados pela equipe de regulação da Secretaria”, salienta. O secretário explica que como as cirurgias são adquiridas da iniciativa privada, elas estão sendo realizadas de acordo com cronograma próprio de cada unidade hospitalar. “Há procedimentos mais demorados para realização, então tudo precisa passar por planejamento; e, mais uma vez pedimos que quem confirmou compareça ao atendimento”, completa.