“Compartilho esse prêmio com as nossas equipes, os secretários, a Controladoria e todos os técnicos que nos ajudam através de um comitê criado com um representante de cada secretaria, que vem transformando nossas ações e profissionalizando a gestão, isso é o mais importante”, declara o prefeito Ari Lafin.
Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Ari Lafin, acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pelo controlador-geral do Município Laércio Costa Garcia e sua equipe, recebeu do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), a honraria pela Gestão de Qualidade classificada como adequada ou eficiente através da análise dos indicadores de desempenho de regularidade nas atividades por apreciação das contas pelo Tribunal Pleno.
O reconhecimento destaca Sorriso como um dos 118 municípios de Mato Grosso, que apresentaram os Melhores Resultados de Políticas Públicas, de acordo com o Sistema de Controle Interno do TCE-MT.
A conquista entregue pelo secretário de Planejamento do TCE Dejair Arruda visa condecorar os municípios fiscalizados que obtiveram os melhores resultados na gestão dos recursos nas áreas de educação, saúde, assistência social, transporte, renda, segurança, obras públicas, gestão ambiental, entre outras.
“Hoje é um dia de reconhecimento da aplicação da eficiência na gestão pública mato-grossense. Sem planejamento ninguém chega a lugar nenhum, e é através dessa premiação que o TCE oferece e torna público a sociedade a garantia de que teremos uma gestão de qualidade” enfatiza o Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli.
Em 2022, a Prefeitura Municipal de Sorriso decidiu aderir ao Programa de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) em parceria com o TCE MT e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Todas as unidades administrativas participaram ativamente desse processo, que envolveu a construção da missão, visão e valores da gestão municipal. Para isso, foram elaboradas ações a serem implementadas em todas as áreas, juntamente com indicadores específicos para cada secretaria e metas de curto e longo prazo, como destaca o controlador Láercio Costa Garcia.
“Esse é um marco importante e de celebração na gestão do nosso Município. O GPE desempenhou um papel fundamental tanto para a gestão interna como para a sociedade, permitindo um planejamento mais eficaz e uma administração mais transparente. Hoje, o município de Sorriso colhe os frutos desse compromisso, recebendo o reconhecimento pela sua participação ativa no programa e a entrega do mapa estratégico”, ressalta.
Na ocasião, o prefeito Ari recebeu das mãos do secretário de Planejamento do TCE, o Mapa Estratégico do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) para 2023-2034 o qual define as diretrizes de longo prazo para a elaboração de políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico de acordo com a gestão e características locais dentro das perspectivas de: sociedade, processos internos, aprendizado, crescimento e finanças.
“Esse é um resultado de uma gestão séria e comprometida com sua população. O município de Sorriso tem se destacado na busca de fazer o bom virar excelência através de um trabalho com dedicação e transparência; o TCE está de parabéns, porque é através desses resultados que faz com que o que está bom, possa melhorar”, finaliza o prefeito Ari Lafin.
Sobre o prêmio
Prêmio Rui Barbosa “Melhores Contas” é instituído por medalha e diploma de Honra ao Mérito assinado pelo Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli, que tem como objetivo dar publicidade ao trabalho de gestores públicos estaduais e municipais que apresentarem as melhores práticas de regularidade e eficiência, efetividade e transparência de suas contas públicas no patamar de referência nacional na prestação de serviços de qualidade a sociedade.