Com a mudança, vias podem ser concessionadas
O prefeito Ari Lafin, junto a uma comitiva de representantes sorrisenses, debateu, nesta segunda-feira (29 de maio), com o vice-governador Otaviano Pivetta, a possibilidade de ações para manter a boa infraestrutura de estradas vicinais. Como já adiantado na semana anterior, Ari solicitou que o Governo entregue para a gestão municipal algumas vias estaduais que cortam Sorriso.
O objetivo? Concessionar estes trechos e permitir manutenções frequentes para que as vias, que foram revitalizadas, ou estão sendo pavimentadas agora, possam estar sempre com asfalto de qualidade.
No caso das estradas que cortam a comunidade Barreiro, que antes da revitalização já contava com uma praça de pedágio, o processo buscado, junto ao Estado, é a municipalização destes trechos das MTs 443 e 487.
Já nas MTs 485 e 490, além da alternativa “municipalização”, os sorrisenses também buscam verificar se é possível somente que o Estado “delegue” ao Município a responsabilidade pelas estradas. “Seja qual for a forma legal para estes processos, o que estamos colocando aqui é a necessidade de mantermos estas vias, pavimentadas, sempre em boas condições, e nossos produtores rurais também entendem que a melhor saída para isso é a cobrança de pedágio”, contextualizou Ari.
Integram a comitiva sorrisense os secretários Ednilson Oliveria (Cidade), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); o procurador-geral da Prefeitura, Eslen Parron; o assessor jurídico Daniel Melo; e o vereador Diogo Kriguer.
Nesta agenda, o time sorrisense foi reforçado pelo assessor técnico da Intervias, Paulo Costa, e pelo produtor rural Ailan Dal Molin. O deputado estadual Beto Dois a Um também participou da reunião, assim como os procuradores estaduais Felipe Florêncio e Aníbal de Castro.
Mais que garantir a manutenção constante das vias que estão pavimentadas (ou estão com a intervenção quase pronta), o prefeito também busca parceria com o Estado para trazer a realidade do asfalto para outras estradas, como a Sodema, a Linha Norte e Travessa Morocó.
O caminho que vinha sendo trilhado para pavimentar as vias era o programa estadual Agroestrada, encerrado no ano passado. “Estamos empenhados, junto aos produtores, e agora estamos aqui, no Governo do Estado, buscando informações e traçando alternativas para podermos tirar do papel estes processos, por meio de parcerias de sucesso, como, por exemplo, as obras na MT 485 e na MT 490”, comentou o prefeito.
Veja também:
Na capital:
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeito-pede-que-sorriso-seja-elevada-categoria-de-risp-6474b7f480576
Sobre as estradas:
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/sorriso-quer-municipalizar-estradas-do-barreiro-assim-como-mts-485-e-490-646e3eba06523
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT