Sorriso ganhou destaque no cenário de pesquisa científica esportiva, ao ser selecionado entre mais de 5 mil inscrições, de todo o país, para o VIII Congresso Nacional de Ciência do Desporto, realizado pela Faculdade de Educação Física da Unicamp – (FEF Unicamp), em São Paulo.
Os técnicos da modalidade de atletismo, Esp. Marcos Thiago Stabile dos Santos e o Msdo José da Silva Pimentel, membros do grupo de Trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento Esportivo, do Departamento de Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), tiveram a pesquisa “Análise e Comparação do Salto Vertical entre Modalidades em Atletas Escolares do município de Sorriso-MT”, aprovada, para ser apresentada no congresso, realizado entre os dias 30/11 e 03/12, em São Paulo.
Além das apresentações de pesquisas, o evento contou com palestras, conferências e cursos, com grandes nomes nacionais e internacionais que abordaram atualidades e inovações tecnológicas sobre o esporte, nas suas múltiplas manifestações, em um cenário de debates e discussões de ampliação a compreensão e impactos políticos e sociais.
Os técnicos sorrisenses apresentaram o resultado das análises dos testes de saltos da pesquisa que trouxe o entendimento do processo de formação esportiva no âmbito da formação de base no esporte, mostrando o quanto é pertinente questionar se, haveria um efeito da modalidade no desenvolvimento neuromuscular entre atletas das categorias escolares.
A amostra foi composta por 259 atletas, das modalidades; basquetebol, futebol, handebol, voleibol, atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa, das categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, masculino feminino, onde foram coletadas massa e estatura dos indivíduos durante a realização de saltos três verticais SJ e CMJ, que apresentaram diferentes resultados na capacidade neuromuscular de atletas escolares expressa através dos saltos verticais. Um fator considerado discriminatório do nível competitivo, nos diferentes períodos do desenvolvimento esportivo.
O coordenador geral da Semel, Renato Ferreira, destaca que este é o primeiro artigo científico do departamento de esporte de rendimento da Semel de Sorriso, aceito em uma conferência nacional.
“Estamos trabalhando para sermos referência também no campo da pesquisa, desenvolvimento e publicação de conhecimento científico na área esportiva para metodologia de formação de atletas desde as categorias de base. Não podemos trabalhar com promoção da saúde no esporte, com metodologias puramente práticas sem resultados analisados e comprovados cientificamente, com teoria, prática, conhecimentos empíricos e científicos, para avaliação de ensino aprendizagem; no desempenho técnico; na performance motora; na evolução cognitiva; na demonstração de protagonismo e liderança de cada atleta, para entendermos que tudo o que fazem tem um impacto, desde o início dos treinos até a conquista de títulos”, disse.
O projeto de pesquisa que está dentro do Departamento de Rendimento, também tem uma alça no Departamento de Esporte Comunitário. Segundo o Esp. Marcos Thiago Stabile dos Santos, o objetivo da pesquisa foi usar a plataforma de saltos para testar e fazer uma análise e um diagnóstico sobre o condicionamento físico dos atletas para a idade, faixa etária e gênero, de acordo com as modalidades que eles praticam.
“O congresso nos oportunizou a trocar experiências das ciências do esporte entre congressistas e palestrantes, conhecer as novas tendências e tecnologias associadas ao desenvolvimento de atleta. Contudo podemos identificar que, para um aprimoramento no esporte, temos que relacionar a ciência com prática para se obter bons resultados e de qualidade através de um grupo multidisciplinar, e a pesquisa e a avaliação, é um grande aliado no processo de desenvolvimento esportivo”, pontua.
O secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, ressalta que esse é um desejo antigo da pasta, promover um planejamento estratégico que pontue o cenário do desporto local e suas nuances de um campo de prática, via ciência do esporte.
“Parabenizo nossos professores por desenvolverem estudos voltados ao esporte e saúde dos nossos atletas, se importando não só com os resultados, mas, de buscar a melhor e mais saudável forma de alcançar méritos nos diferentes períodos do desenvolvimento esportivo de Sorriso”, finaliza.