Implantado em 2021, aplicativo gera economia e traz mais agilidade ao ir e vir de servidores durante o expediente
Necessidade: tornar mais ágil o controle da frota de veículos, facilitar o transporte de servidores em serviço e reduzir custos. Solução: implantar um aplicativo para organizar a logística da Prefeitura de Sorriso, nos mesmos moldes dos aplicativos que hoje já fazem parte da rotina de quem precisa “dar um pulinho ali”, “ir a uma consulta”, “pagar uma conta”, sempre de forma rápida e segura.
No início de 2021, com um projeto-piloto desenvolvido na Secretaria de Assistência Social (Semas) , a Prefeitura de Sorriso implantou o Sorrimobi. De lá para cá, o aplicativo já soma, neste início de março, mais de 40 mil corridas executadas por cinco veículos. Desenvolvido por meio da parceria entre a Controladoria Geral do Município (CGM), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Departamento de Gestão de Frotas da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra), o serviço foi, pouco a pouco, sendo ampliado para os demais setores da Administração Municipal.
De acordo com informações do responsável direto pelo Sorrimobi, Fábio Henrique Oliveira, a utilização do Sorrimobi já gerou a e economia de quase R$ 750 mil para os cofres públicos, visto que, chamar o carro por aplicativo evitou 20 novas locações de veículos. No ranking dos objetivos do Sorrimobi, Fábio lista economia, monitoramento de corridas, redução da geração de CO2, controle de quilometragem e objetividade.
Além de agilizar processos e gerar economia direta, os servidores que utilizam o app não precisam se preocupar em pegar o volante, enfrentar o trânsito, nem perder tempo com “onde estacionar”. “Sem dúvida, o processo veio também trazer mais conforto a nossos servidores, tirando a responsabilidade de ter de conduzir um veículo para ir a uma reunião, fiscalizar uma obra ou mesmo protocolar um documento”, destaca o secretário de Administração, Estevam Calvo, agradecendo a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pelo protagonismo na implantação. “É assim, a partir de ações inovadoras, que seguimos sempre em busca na excelência da gestão, com reflexo direto no melhor atendimento de nossa população”.
Mesmo sem suprir 100% da demanda do Executivo Municipal, o aplicativo vem, pouco a pouco, se consolidando como opção número 1 na hora “do corre” para executar serviços externos. “É uma solução que permite a articulação entre os setores por meio da otimização de roteiros, e, desta forma, podemos consolidar junto aos servidores a mudança de paradigmas e uma forma de pensar o modo de trabalho dentro do viés da sustentabilidade”, afirma o controlador-geral do Município, Laércio Garcia.
“É muito gratificante ver o projeto, que nasceu aqui na Assistência Social, se fortalecer e poder atender a Prefeitura de modo global, com uma iniciativa que facilita a vida de nossos servidores e traz economia, permitindo que os recursos que seriam dispensados para a aquisição ou locação de veículos possam ser investidos em outros setores”, comenta a primeira-dama Jucélia Ferro.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT