Connect with us

Cuiabá

SMS de Cuiabá divulga cronograma de ações da campanha ‘Julho Amarelo’ de combate e prevenção das ISTs

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria de Serviços Especializados/IST, promoverá a partir do dia 12 deste mês a campanha ‘Julho Amarelo’, que envolverá ações de acolhimento, informação, estatística, controle e distribuição de insumos e medicamentos com o intuito de promover o bem-estar das pessoas portadoras de infecções sexualmente transmissíveis (IST). As ações serão realizadas em todas as unidades básicas de saúde, com a aplicação de testes rápidos. Caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado, com sigilo garantido, para tratamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE).

Em Cuiabá, os SAEs estão localizados no bairro Lixeira e na Clínica da Família, no CPA I. Os atendimentos são conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. De acordo com registros do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), atualmente 5.958 pacientes estão inscritos no programa IST, com uma média mensal de cerca de 5.268.

“A confirmação dos diagnósticos entre os pacientes que buscam nossas unidades de saúde é um alerta para a implementação de atividades que reforcem as ações preventivas. Essas iniciativas estão alinhadas ao calendário do Ministério da Saúde (MS), que destaca o mês de julho como período de prevenção às Hepatites B e C, simbolizadas pela cor amarela. As atividades serão principalmente educativas e preventivas, incluindo palestras, consultas médicas e testes rápidos com o suporte direto das equipes multidisciplinares”, explicou Flávio Rangel, coordenador do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS.

Segue o cronograma detalhado da campanha:

  • 12 de julho (sexta-feira): SAE Lixeira, durante todo o dia.
  • 15 de julho (segunda-feira): Centro de Especialidades do Coxipó, durante todo o dia.
  • 16 e 17 de julho (terça e quarta-feira): Clínica de Hemodiálise, período matutino em ambos os dias.
  • 22 de julho (segunda-feira): Central de Regulação (CER), período vespertino.
  • 24 de julho (quarta-feira): CER Pascoal Ramos, período da tarde.
  • 26 de julho (sexta-feira): Policlínica do Pedra 90, período integral com diversas atividades.
  • 27 de julho (sábado): Encerramento da campanha no SAE Norte, durante todo o dia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora