Connect with us

Cuiabá

SMATED entrega primeiro Serviço de Inspeção Municipal para produção de laticínios; produtora é premiada em campeonato Mundial de Queijo

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMATED, entregou o primeiro Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M, para uma pequena produtora do segmento de laticínios. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (10), no Distrito da Guia. A entrega foi realizada pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, juntamente com a secretária-adjunta de Agricultura, Cacíla Nassarden, e membros da comissão fiscal da SMATED.

Vandecleia Prochnow é produtora da cadeia de leite, especializada em queijos maturados. Ela é uma das assistidas do programa Agro da Gente, implementado na gestão Emanuel Pinheiro, com o propósito de capacitar produtores rurais por meio de cursos e oficinas realizados nas comunidades e assentamentos, além de auxiliar na regularização necessária para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar.

“Estou muito feliz em fazer esta entrega. Em nome da Prefeitura de Cuiabá, do prefeito Emanuel Pinheiro, e em nome de toda a equipe técnica, desejo o máximo de sucesso. Tenho absoluta certeza de que você se tornará uma referência a partir de hoje, incentivando outros atores do mesmo setor a continuarem produzindo com qualidade e responsabilidade”, afirmou Francisco Vuolo.

O Serviço de Inspeção Municipal leva em consideração a documentação do produtor, bem como a estrutura do local onde os produtos alimentícios serão fabricados e a qualidade do produto. O processo leva em média oito meses e envolve adequações para que a propriedade esteja apta a receber a documentação que atesta a segurança alimentar. O processo contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que atuou diretamente na fazenda da produtora.

“Assistimos a propriedade de Vandecleia por mais de oito meses, com visitas mensais, para fornecer todo o suporte técnico e estrutural, garantindo que o local de trabalho esteja seguro e estéril para a produção do queijo”, explicou Débora Costa, coordenadora de Inspeção Municipal.

Vandecleia Prochnow está envolvida no segmento de laticínios há pouco mais de 3 anos. Mensalmente, a pequena produtora do Distrito da Guia fabrica mais de 150 quilos de alimentos derivados do leite. Especialista em queijos maturados, Vandecleia foi uma das premiadas no Concurso Mundial de Queijo, realizado no último domingo (14), em São Paulo. A vencedora apresentou seu carro-chefe, o queijo Berta, que leva em média 30 dias para estar pronto para consumo.

“Agradeço imensamente aos meus técnicos, que me auxiliaram desde o início do processo de regularização. Agradeço imensamente à equipe do S.I.M que me acolheu e incentivou a fazer a diferença. Gratidão a Deus e a todos que fizeram parte dessa história e continuarão fazendo. Desejamos que apenas o melhor seja construído. Oferecer ao cliente um produto de qualidade é a intenção da agricultura familiar. Que venham muitos e muitos casos de sucesso através da nossa história e inspiração.”, concluiu Vandecleia Prochnow.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora