Connect with us

Cuiabá

SMATED e BPW firmam parceria para potencializar ainda mais o empreendedorismo feminino

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (9), o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reuniu-se com a diretoria da Associação Internacional Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW – Business Professional Women) para formalizar uma parceria voltada exclusivamente para o empreendedorismo feminino. A ideia é potencializar o empreendedorismo feminino, uma política que é amplamente executada pela gestão Emanuel Pinheiro por meio do programa Qualifica, que já atendeu, desde 2017, mais de 6,6 mil pessoas, sendo deste total mais de 80% mulheres que buscam a independência financeira e, em alguns casos, a saída do ciclo da violência doméstica e familiar.

“A gestão sempre trabalhou em prol das mulheres. Temos a Secretaria da Mulher, que realiza trabalhos belíssimos, além das ações feitas pela primeira-dama Márcia Pinheiro, voltadas para auxiliar e capacitar as mulheres de Cuiabá. Ficamos animados com essa parceria, mais um degrau para fomentarmos a igualdade e o profissionalismo feminino”, afirmou Vuolo.

O Qualifica Cuiabá é uma iniciativa idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, visando reduzir o desemprego em Cuiabá e promover a independência financeira.

A BPW é uma associação internacional não governamental, sem fins lucrativos (ONG), que atua em ações para desenvolver os negócios, o potencial profissional e de liderança das mulheres em todos os níveis por meio de programas e projetos de apoio, educação, mentoria, networking, desenvolvimento de habilidades e capacitação econômica em todo o mundo. Em Cuiabá, a ONG foi fundada em 27 de agosto de 2001, pela jornalista e empresária Sueli Batista dos Santos.

Rubia Ranzani, representante da comissão diretora da BPW Cuiabá, elogiou as ações da SMATED. “Essa reunião com o secretário abriu nossos olhos para ações incríveis que a Secretaria e a Prefeitura de Cuiabá realizam para a população. Ficamos encantadas com os projetos divulgados. A BPW se orgulha de firmar essa colaboração que com certeza dará frutos para as mulheres cuiabanas”, pontuou Rubia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora