Connect with us

MUNDO

Sírio é primeiro refugiado a se tornar prefeito na Alemanha

Publicado

em

Ryyan Alshebl, de 29 anos, é eleito para comandar pequena cidade no estado de Baden-Württemberg
Reprodução/Instagram @ryyanalshebl – 05.04.2023

Ryyan Alshebl, de 29 anos, é eleito para comandar pequena cidade no estado de Baden-Württemberg

Refugiado na Europa , Ryyan Alshebl , de 29 anos, que chegou à Alemanha, em 2015, fungindo da guerra da Síria , foi eleito no último domingo (2) prefeito da pequena cidade de Ostelsheim, no estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha.

Alshebl comemorou a vitória dizendo: “Hoje fizemos história”. Ele também pontuou que ter ganho as eleições na pequena cidade não é nenhuma obviedade num ambiente rural e conservador. Segundo o novo líder de Ostelsheim, a cidade, com apenas 2.500 habitantes, enviou uma mensagem de tolerância e cosmopolitismo para todo o país.

De acordo com autoridades eleitorais, Ryyan Alshebl é o primeiro prefeito sírio de uma cidade no estado alemão de Baden-Württemberg e possivelmente em toda a Alemanha.

Alshebl concorria com outros dois candidatos que, como ele, concorriam de forma independente, ou seja, sem filiação partidária. Apesar de ser filiado ao Partido Verde, ele não concorreu pela sigla.

Fuga e recomeço

O agora prefeito de Ostelsheim deixou a Síria em 2015, quando tinha 21 anos, para não ter que prestar serviço militar no país, que vive uma guerra a mais de uma década, Alshebl atravessou o Mediterrâneo para pedir refúgio na Alemanha. Atualmente, ele também a nacionalidade alemã.

Para sair da Síria, Ashebl precisou iniciar a sua rota de fuga na sua cidade natal, as-Suwaida, no sul do país, e de lá passou pelo Líbano até chegar à Turquia, de onde foi num bote de borracha, junto com outros refugiados, até a ilha grega de Lesbos. Após chegar à Alemanha, ele foi enviado para Karlsruhe e, por fim, Calw, em Baden-Württemberg.

Nesta cidade, Ashebl viveu por um ano e meio e aprendeu a falar alemão, língua que, atualmente, é fluente. Depois disso, ele fez um estágio na prefeitura e concluiu um estudo técnico de assistente administrativo. Há sete anos o sírio trabalha na prefeitura de Althengstett, onde é o responsável por creches e digitalização.

Na prefeitura, Alshebl conta que foi seu chefe que reconheceu seu talento e o incentivou a se candidatar a prefeito da cidade vizinha, Ostelsheim. Eleito prefeito, agora, ele pretende agora se mudar de município.

Uma das prioridades anunciadas já na campanha pelo novo prefeito é ampliar a oferta de vagas em turno integral nas creches. Além disso, ele também afirma que o meio ambiente também será um de seus focos, com objetivo de expandir a instalação de painéis fotovoltaicos na pequena cidade.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora