Connect with us

MATO GROSSO

“Sinto orgulho em proporcionar aos jovens da escola pública a mesma educação que meu filho teve”, afirma governador

Publicado

em

Durante a entrega do Colégio Estadual Integrado (CEI 02), no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, o governador Mauro Mendes afirmou que sente um “orgulho enorme” em poder oferecer aos estudantes da rede pública estadual o mesmo ensino de qualidade que deu ao seu filho na rede privada.

A escola foi entregue na manhã desta sexta-feira (27.09). O governador, que estudou a vida toda em escolas públicas, enfatizou a importância de oferecer uma educação com infraestrutura de qualidade.

“Há muito tempo eu prometi ao meu filho que trabalharia para que os filhos da escola pública tivessem a mesma qualidade de ensino que ele teve numa escola particular. Hoje, como governador, sinto um orgulho enorme em poder realizar esse sonho e oferecer para vocês uma escola com a mesma – ou até melhor – qualidade das escolas privadas”, afirmou.

O novo CEI foi construído com um investimento de R$ 21 milhões e abriga 24 salas de aula, com capacidade para atender 1.500 alunos, com administração cívico-militar.

Mauro também anunciou que novas unidades no mesmo padrão de escola já estão sendo planejadas.

“Estamos trabalhando para construir mais escolas, levando a mesma qualidade de ensino para outras cidades do estado. Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso estão na nossa lista, e se Deus quiser, nos próximos anos, vamos construir muitas escolas iguais a essa, para o bem da educação e dos jovens de Mato Grosso”, disse.

O governador lembrou que o ensino em escolas públicas, e na universidade pública, foi fundamental para que ele pudesse realizar os seus sonhos.

“Depende de vocês: consigam aproveitar as oportunidades da educação e um dia vocês vão poder contar a mesma história que eu e terem também muito orgulho da trajetória que construíram a partir da escola pública”, concluiu.

Desde o início da gestão em 2019, o Governo do Estado construiu 34 novas escolas, outras 72 unidades passaram por reformas ou ampliação e 36 novas quadras esportivas foram entregues. Atualmente, 58 novas escolas estão em construção, 116 estão em reforma ou ampliação e 24 novas quadras esportivas também estão sendo construídas.

A solenidade de inauguração contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, da senadora Margareth Buzetti, do deputado estadual Elizeu Nascimento, dos secretários de Estado Alan Porto (Educação), César Roveri (Segurança Pública), do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Poder Judiciário funciona em regime de plantão neste final de semana (28 e 29 de setembro)

Publicado

em

Por

Neste final de semana (28 e 29 de setembro), a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas será a plantonista para o recebimento dos feitos cíveis de urgência, como mandados de segurança. 
 
O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho estará responsável pelo recebimento dos processos criminais de urgência, como habeas corpus. 
 
Os processos urgentes de Direito Público serão analisados pelo desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira. Os magistrados e a magistrada contam com a assessoria da Secretaria das Turmas Criminais Reunidas, que atende pelo número do celular do plantão: (65) 99989-5920.
 
Conforme Resolução TJMT/OE Nº 11 de 14 de setembro de 2023, o plantão cível passou a ser dividido em plantão de direito público e em plantão de direito privado. Assim sendo, o plantão judiciário de 2º grau passa a ser configurado da seguinte forma: Plantão judiciário cível-privado, plantão judiciário cível-público e plantão judiciário criminal, designando desembargadores (as) segundo sua área de atuação.
 
O sistema de plantão só é aplicável nos feriados e finais de semana para apreciação de medidas judiciais que reclamem soluções urgentes, e após o expediente forense (19h) durante os dias de semana (até às 11h59). Sendo assim, durante o plantão devem ser seguidas as regras da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso (CNGC), aplicáveis à situação em questão.
 
Durante o plantão judiciário, as medidas urgentes devem ser protocolizadas via Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
Comarcas – Em Cuiabá, as ações cíveis urgentes ficarão a cargo da juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, da 3ª Vara Cível. A gestora Marcia Suzana Chupel dará suporte à magistrada e o contato é: (65) 99948-8823.
 
Os casos criminais ficarão sob a responsabilidade da Juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa, da 1ª Vara de Violência Doméstica, com auxílio da gestora Paola Regina Pouso Gracioli, que poderá ser contatada pelo telefone (65)  99949-0558.
 
Para as comarcas de Várzea Grande e Poconé, as ações cíveis serão recebidas pela juíza Rachel Fernandes Alencastro Martins, da Vara Especializada de Direito Bancário. O gestor Marcilanyo Denzer Tosi  dará suporte à magistrada e atenderá pelo telefone (65) 99202-6105.
 
Os casos criminais de urgência serão recebidos pelo juiz José Mauro Nagib Jorge, da Vara Especializada de Violência Doméstica Contra a Mulher. O apoio ao magistrado plantonista será realizado pela gestora Thais Keila Fernandes de Freitas Justino. O telefone de contato é: (65) 99225-1385.
 
Para atendimento das medidas urgentes de Saúde Pública, de competência da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso disponibilizou o telefone (65) 99202-6105, para atendimento das medidas de plantão, que se inicia a partir das 19h desta sexta-feira até o início do expediente seguinte, na segunda-feira (12h).
 
A Resolução n. 10/2013/TP regulamenta as matérias cabíveis de interposição durante o plantão judiciário. São elas: habeas corpus e mandados de segurança em que figurar como coator autoridade submetida à competência jurisdicional do magistrado plantonista; medida liminar em dissídio coletivo de greve; comunicações de prisão em flagrante e a apreciação dos pedidos de concessão de liberdade provisória; em caso de justificada urgência, de representação da autoridade policial ou do Ministério Público visando à decretação de prisão preventiva ou temporária; pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, desde que objetivamente comprovada a urgência; medida cautelar, de natureza cível ou criminal, que não possa ser realizada no horário normal de expediente ou de caso em que da demora possa resultar risco de grave prejuízo ou de difícil reparação; medidas urgentes, cíveis ou criminais, da competência dos Juizados Especiais a que se referem as Leis nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, e 10.259, de 12 de julho de 2001, limitadas as hipóteses acima.
 
Durante o plantão não serão apreciados pedidos de levantamento de importância em dinheiro ou valores nem liberação de bens apreendidos.
 
As demais ações, distribuídas durante o horário de expediente no PJe, devem seguir o fluxo normal, com a regular distribuição, e as eventuais ações físicas deverão obedecer às orientações dos Diretores de Foro de cada comarca.
 
Conforme estabelece a Portaria Conjunta 271-Pres/CGJ, fica regulamentado o encaminhamento dos alvarás de soltura e mandados de prisão aos estabelecimentos prisionais de Cuiabá e Várzea Grande por malote digital ou e-mail institucional para o seu devido cumprimento. A medida se refere ao Provimento n. 48/2019-CGJ para o segundo grau de jurisdição do Tribunal de Justiça estadual.
 
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora