Connect with us

Cuiabá

Sine Municipal disponibilizou mais de seis mil oportunidades de emprego em 2023

Publicado

em

Em 2023, o sistema de captação de vagas de emprego do Sine Municipal ofereceu mais de 6.200 oportunidades para aqueles que buscaram as unidades de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Neste ano, 210 empresas ingressaram no painel de informações do Sine Municipal. O trabalho entregue pela Prefeitura de Cuiabá, sob gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, visa reduzir o desemprego na Capital, promovendo a independência financeira, impulsionando o desenvolvimento do capital humano, rural e industrial da capital de Mato Grosso

A maioria das vagas disponíveis foi para o setor de comércio, que englobam funções como ajudante em loja, atendimento do público e vendas externas. Em seguida, a mão de obra técnica, com oportunidades no ramo de eletrônica, mecânica instalações e edificações.

Para nível superior também foram disponibilizadas vagas nas áreas de marketing, contabilidade, administração e direito.

Conforme o balanço da gestão, 5.900 atendimentos foram realizados pelo Sine Municipal, os serviços abrangem o balcão de emprego, que é atualizado diariamente com oportunidades em diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Outro trabalho realizado é a solicitação de abertura para o benefício do Seguro-Desemprego. Basta o cidadão entregar a documentação disponibilizada pela empresa no ato da rescisão de contrato para que seja feito o chamado no Portal Emprega Brasil. O atendimento é feito em 30 minutos.

O gestor do Sine Municipal, Dagmar Arantes ressaltou a importância da oferta desses serviços por parte da Prefeitura de Cuiabá “O Sine Municipal bateu recordes neste ano, disponibilizamos mais de 6 mil vagas de emprego para a população, oportunidades que abrangeram diversos níveis de escolaridade e áreas profissionais. Para fomentar ainda mais o nosso balcão de vagas, fizemos todo um trabalho para incentivar as empresas para colocarem suas demandas no nosso banco de informações, ao todo foram 210 empresas novas. Neste ano, a gestão Emanuel Pinheiro abriu mais uma unidade do Sine Municipal, no Complexo Cuiabanco, que junto as outras iniciativas do Complexo, tem a missão de desenvolver o do capital humano, rural e industrial da capital de Mato Grosso,” finalizou.

As oportunidades de emprego disponibilizadas no sistema de captação do Sine Municipal também podem ser consultadas pelos meios digitais, basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Esses canais são atualizados diariamente para atender a população.

As unidades do Sine Municipal ficam localizadas no Centro de Cuiabá, no bairro Coxipó e no 2º piso do Shopping Popular. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com exceção da unidade no Centro de Cuiabá, que funciona das 9h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora