O Sine Estadual (Sine-MT), esteve presente, nesta sexta-feira (13.09), na Feira de Empregos da Indústria, promovida em parceria pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), na unidade do Senai Distrito Industrial. O órgão realizou no total 42 atendimentos e 19 encaminhamentos durante a feira. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT),
Segundo a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, a participação do trabalhador em um evento, como a Feira de Empregos, pode ser uma estratégia eficaz para acelerar a busca por uma vaga no mercado de trabalho.
“Aqueles que procuram uma oportunidade tem a chance de participar de entrevistas rápidas ou mesmo entrevistas completas durante o evento, acelerando o processo de seleção. E a participação do Sine em atividades de feiras de emprego é sempre positiva, visto que o Sine atua como um intermediário entre os empregadores e os candidatos a emprego, ajudando a conectar as pessoas com oportunidades de trabalho que correspondem às suas habilidades e experiências”, enfatizou.
O evento contou com cadastro de oportunidades de emprego, elaboração de currículo, encaminhamento para vagas, entrevistas e orientações sobre o Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
A superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, destacou a importância da feira ao proporcionar várias empresas no mesmo local, facilitando aqueles que buscam a inserção no mercado de trabalho e destacou as orientações sobre o Programa SER Família Capacita.
“Estamos com essa missão, unindo esforços para facilitar aquelas pessoas que estão à procura de uma oportunidade. Por isso, estamos aqui com o Sine Estadual, que somente nesta semana disponibiliza mais de 2,9 mil vagas de emprego. E também, estamos orientando a todos os presentes sobre o Programa SER Família Capacita, ofertando 50 mil vagas entre 75 cursos totalmente gratuitos para a população. Isso demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc na promoção dos trabalhadores”, disse.
Lilian Oliveira ,de 46 anos é moradora do bairro Pedra 90 e esteve presente na feira a procura de uma oportunidade de trabalho. Ela já saiu informada sobre os cursos de qualificação ofertados pelo Programa SER Família Capacita.
“Eu adorei conhecer mais o programa do Governo de Mato Grosso. É uma iniciativa excelente, porque às vezes a pessoa reclama de falta de trabalho, mas também não está capacitada para determinadas áreas. Vou procurar um curso da área de logística, portaria ou no ramo de produção, já que são do meu interesse. Vejo a feira como uma oportunidade, já que são várias empresas presentes, onde podemos fazer entrevistas e ainda sair bem informada sobre qualificação profissional”, concluiu.