Connect with us

MATO GROSSO

Sine disponibiliza mais de 2,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza, nesta semana, 2.851 mil novas oportunidades de emprego para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar a unidade mais próxima, dentre os 34 postos do Sine-MT instalados em 31 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.

O município de Sapezal (560 km de Cuiabá) tem 417 oportunidades nesta semana, dentre elas: auxiliar de linha de produção (60), trabalhador agropecuário em geral (45), ajudante de carga e descarga de mercadoria (40), trabalhador agrícola polivalente (10), motorista carreteiro (10), operador de secador (produtos agrícolas ) (9), assistente administrativo (5), classificador de grãos (3) e piloto agrícola (1). Somente para operador de máquina agrícola, estão disponíveis 160 oportunidades.

Em Sinop (476 km de Cuiabá), o Sine-MT contabiliza 268 oportunidades, como: auxiliar de limpeza (34), empacotador a mão (17), orientador educacional (9), vendedor interno (6), auxiliar de cozinha (6), técnico em segurança do trabalho (3), atendente de farmácia/balconista (3), jardineiro (2), auxiliar de almoxarifado (2), ajudante de açougueiro (1), desenhista industrial gráfico (designer gráfico) (1) e atendente de telemarketing (1).

Já no município de Tangará da Serra (244 km de Cuiabá) são 174 vagas distribuídas entre: operador de caixa (32), repositor em supermercado (15), ajudante de obras (12), atendente do setor de frios e laticínios (10), auxiliar de confeiteiro (4), empregado doméstico nos serviços gerais (3), tratador de animais (2), zelador (2), garçom (1), operador de caixa lotérico (1) e técnico de manutenção industrial (1).

Ao público em geral que mora em Cuiabá e Várzea Grande, estão disponibilizadas 424 vagas em áreas como: auxiliar de linha de produção (58), auxiliar de limpeza (37), ajudante de obras 28, ajudante de carga e descarga de mercadoria (16), emendador de fios (elétricos e telefônicos) (15), pedreiro (15), eletricista de instalações (11), fiscal de prevenção de perdas (11), atendente de padaria (5), atendente de lojas (4), técnico de controle de qualidade (3), motorista de ônibus urbano (2), oficial de manutenção predial (1) e motorista de caminhão-guincho pesado com munk (1).

Também estão disponíveis vagas para as pessoas com deficiência (PCD) estão distribuídas 21 vagas, como: operador de caixa (12), porteiro (3), auxiliar de armazenamento (3), auxiliar de limpeza (2) e auxiliar de lavanderia (1).

Quem tiver interesse também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal Emprega Brasil.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas oferecidas diariamente.

Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais e comprovante de residência. Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no posto do Sine, instalado no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Confira a relação das vagas de emprego em anexo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora