Connect with us

Lucas do Rio Verde

Simulação de acidente de trânsito marca ações do “Maio Amarelo” em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Com o tema “Paz no Trânsito Começa Por Você”, as ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, estão pautadas na educação e segurança no trânsito e vão desde palestras a teatros em pontos estratégicos, como foi o ocorrido na tarde desta terça-feira (14), em frente à Escola Estadual Dom Bosco.

A ação reuniu a Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e atores da Companhia de Teatro Cena 1, que ilustraram um acidente entre veículos. Na ocasião o Corpo de Bombeiros demonstrou como é feito atendimento de primeiros socorros e quais são os cuidados necessários em momentos como esse.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“A simulação do acidente é importante demais para todos que aqui passam. Trazer essa realidade para os adolescentes saindo das escolas é muito sério. Sabemos dos cuidados que precisamos ter durante o trânsito e faz-se necessário que a educação no trânsito inicie desde muito jovem. O objetivo da ação é de sensibilizar pedestres para travessia correta, os motociclistas, os condutores de veículos maiores a terem essa consciência”, explica o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha.

Segundo o capitão Gleiber Bertolazzo, do Corpo de Bombeiros, 85% das ocorrências atendidas no município são de acidente de trânsito. “Precisamos ter cuidado no trânsito, isso não é brincadeira. O apoio de todos faz-se necessário na conscientização, esse é um cuidado de todos, ninguém trabalha sozinho. Estamos aqui, hoje, ilustrando os primeiros socorros e acreditamos que o trabalho integrado das forças de segurança e população diminuirá esses índices”, discorre.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Para a aluna do 3º ano, Ana Arieli a simulação do acidente foi um momento de aprendizado. “Eu nunca tinha visto um acidente dessa forma, e nem imaginava como era feito o atendimento com a vítima, para ela ser levada em segurança até ao hospital. Eu fiquei muito surpresa. Esse teatro ajuda a gente a ter mais consciência, a não dirigir bêbado, prestar atenção, não mexer no celular, foi muito bom”, conta a aluna da Escola Estadual Dom Bosco.

Mexer no celular enquanto dirige está entre os comportamentos inseguros mais comuns realizados pelos motoristas, bem como não utilizar cinto de segurança, dirigir alcoolizado, excesso de pessoas no carro e andar pelo acostamento. Em Lucas do Rio Verde a Prefeitura organizou uma série de ações que já estão sendo realizadas durante todo o mês de maio. Entre elas ações como palestras nas escolas e empresas, visitação no Espaço Saúde, teatro, pit stop, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque na II Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde foi um dos municípios de Mato Grosso, premiados na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (20), em Brasília.

O projeto “O monitoramento rápido de vacinação como ferramenta para a busca ativa de não vacinados” conquistou o terceiro lugar na Região Centro-oeste, com a Menção Honrosa Conasems & Opas/OMS.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, a experiência consiste em várias ações com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre as crianças, na faixa etária de 0 a 4 anos de idade.

“Receber esse reconhecimento nacional foi um momento de grande emoção, pois é resultado do trabalho que as equipes de saúde realizam, diariamente, para que as nossas crianças sejam vacinadas”.

A premiação foi realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Mais de 300 projetos, de todas as regiões do Brasil, foram inscritos, sendo 54 premiados.

O Estado de Mato Grosso participou com nove experiências, com destaque para outros três municípios, além de Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sinop e Apiacás.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância da premiação, como incentivo aos municípios a desenvolverem projetos que visem a ampliação da cobertura vacinal.

“Com o empenho das nossas equipes, conseguimos melhorar os nossos índices. O desafio é manter a carteira de vacinação em dia. Vacinar é um ato de amor, de proteção a quem a gente ama”.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora