Connect with us

MATO GROSSO

Sicoob dá dicas para aproveitar o mês das promoções com consciência financeira

Publicado

em

TMNOTICIAS 

Há anos que a última sexta-feira de novembro representa um crescimento no consumo. Muitas pessoas, inclusive, já aguardam essa data, que este ano acontece no dia 25, para aproveitar as promoções. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, esse também é o momento ideal para dar dicas e orientações financeiras importantes que vão auxiliar a população na hora das compras. 
Segundo Eduardo, o principal pilar para um consumo consciente nesta época do ano é o planejamento. Por isso, ele ressalta a importância de não comprar produtos só pelos descontos, sem que haja uma real necessidade.

A segunda dica é realizar a pesquisa de preço. “Se você estiver na busca por um produto específico, compare os valores em todas as lojas antes de efetuar a compra. Hoje existem ferramentas que fazem esse trâmite de forma rápida e muito eficaz”, comenta o educador. “Comece a analisar o preço pelo histórico, pelo menos três meses antes da promoção. Você vai ver se está compensando ou não”, destaca.

Na sequência, ficar atento aos golpes também é muito importante. Afinal, nesta época do ano sites fakes surgem vendendo produtos com valores para além do normal. “Se você precisa de um produto e em determinado site o valor estiver muito abaixo de outros comércios, desconfie. Também há ferramentas, principalmente os sites de reclamações, em que é possível verificar a idoneidade do portal que está apresentando aquela oferta”, diz.

Estabelecer metas de gastos é uma das dicas mais importantes. “Se dentro do seu orçamento você pode arcar com determinado valor de parcela sem gerar um problema financeiro, aproveite. Caso contrário, você poderá entrar em uma dívida, visto que no mês seguinte terá novos gastos com as festas natalinas e, no início do ano, com IPTU, IPVA e outros gastos”. 

Aproveitar as ofertas do dia 25 de novembro para adiantar alguns presentes natalinos também é uma ótima opção. “Do dia da compra até o Natal, é menos de um mês. Portanto, aproveite essa data para adiantar alguns itens, se estiver dentro do seu orçamento e necessidade”. 
A última orientação é ficar de olho no valor do frete, pois nem sempre a compra pela internet sai mais barato do que a loja física. “Com isso, voltamos ao primeiro item: a pesquisa de preço. Às vezes, quando for somar tudo, o produto pode sair mais em conta na loja física”. 

Clínicas Financeiras Virtuais 

Se mesmo com as dicas você ainda sentir necessidade de obter orientações financeiras, o Sicoob indica o Clínicas Financeiras Virtuais, serviço gratuito, simples e rápido, em que qualquer pessoa pode obter orientações com especialistas do Sicoob para organizar suas finanças. Para participar, basta acessar o site, fazer o cadastro e agendar uma conversa. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Ouvidoria do MPMT registra aumento de 25,97% nas manifestações em 2024

Publicado

em

Por

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.

A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.

Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).

Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora