Connect with us

MATO GROSSO

Setembro Amarelo: Centenas de pessoas vão às ruas de Rondonópolis defender Opção pela Vida

Publicado

em

Após uma semana de palestras voltadas para a saúde emocional de adolescentes (alunos do ensino médio de escolas estaduais e em cumprimento de medida socioeducativa), a campanha ‘Opção pela Vida!’, alusiva ao Setembro Amarelo – mês de conscientização e valorização da vida – foi finalizada com uma passeata que mobilizou quase 500 pessoas, que percorreram o centro de Rondonópolis, na manhã do último sábado (23).
 
“A caminhada foi realmente um momento de grande alegria para todos que organizaram, para todos os apoiadores, patrocinadores, para toda a nossa comunidade de Rondonópolis, porque foi possível, mesmo com vários eventos ocorrendo na cidade, no mesmo dia, nós termos um número significativo de pessoas de amarelo, falando palavras de ordem, cantando, ouvindo. Então foi um momento de grande alegria mesmo!”, comentou a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude daquela comarca.
 
Ela destacou que a campanha foi realizada em uma parceria entre o Judiciário, a Promotoria da Infância e Juventude, a 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outros apoiadores, que se uniram para chamar a atenção dos jovens para a importância da comunicação na formação de bons relacionamentos. “Tudo o que temos é agradecer às pessoas e empresas que nos ajudaram a levar a ideia, a semente plantada junto a esses adolescentes, que certamente levarão para as suas agendas de conversa nos seus encontros um pouquinho de motivação, para que nós questionemos a falta de comunicação hoje entre nós. Embora tenhamos tantos meios de comunicação acessíveis e de pronta resposta, mas essa falta de comunicação que está nos causando um problema muito sério de solidão, mesmo no meio de tantos, estamos sozinhos”, apontou a juíza.
 
A coordenadora de gestão escolar e mediadora escolar, Ester Landvoigt da Silveira, que trabalha na Diretoria Regional de Educação (DRE-Seduc), faz observação parecida com a da magistrada. “Todos os dias a gente vê na nossa comunidade, na nossa sociedade que está todo mundo muito ocupado. E eles [crianças e adolescentes] precisam de algo muito simples: atenção. Se toda a comunidade, os pais, todas as pessoas parassem mais de olhar para o telefone e olhassem mais para os olhos… Penso que os pais poderiam dar um pouquinho dessa atenção”, afirma.
 
Em relação à caminhada ‘Opção pela Vida!’ a educadora relata que ficou emocionada. “Foi lindíssima! A gente teve a participação de alunos, da maioria do pessoal da DRE. Foi emocionante! Um evento muito prestigiado pelas pessoas. Eu fiquei muito emocionada por ver os alunos participando, o olhar das pessoas que estavam prestigiando”, conta.
 
Ester da Silveira afirma ainda que é crescente o número de adolescentes que tem demonstrado precisar de ajuda em relação à saúde mental. Ela informa que a Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis já tem realizado um trabalho psicossocial junto a esses estudantes e que a campanha promovida pela Vara da Infância e Juventude e demais instituições contribuiu para esse processo. “A gente teve um retorno gratificante por parte deles. Gostaram muito. Eles estavam precisando muito”, disse a gestora escolar, que já anseia por mais parcerias como essa. “Nós precisamos da presença deles aqui também, em eventos onde nós todos caminhemos pelo mesmo objetivo, que é pela vida, também pelo retorno deles à escola. A gente já tem essa parceria, mas a gente precisa que seja mais constante. Nós já falamos com a doutora e ela se mostrou muito disposta”.
 
Quem também faz coro ao pedido para que o projeto continue é a advogada Edmara Xavier, vice-presidente da Comissão da Infância e Juventude da 1ª Subseção da OAB-MT. “Foi um evento muito satisfatório no que diz respeito a cuidar do outro, a cuidar de si e a multiplicar. Espero que esteja no nosso calendário municipal e que, nos próximos anos, a doutora Maria das Graças possa, da sua forma ousada e arrojada, continue fazendo esse evento”.
Conforme a advogada, o evento foi de grande magnitude e, de fato, tocou o público-alvo, que foram os adolescentes. “Eu sei que várias escolas, entidades no mundo todo fazem várias ações, mas nessa proporção, nessa magnitude ousada, posso dizer, de ir lá e pegar esse público, hoje no município que está mais carente no que diz respeito à saúde emocional e psicológica, colocá-los ali para ouvirem e serem ouvidos e mais, para serem multiplicadores dessas palestras, eu acredito que foi muito positivo resultado desse evento”, avalia.
 
Edmara Xavier ainda elogiou a juíza Maria das Graças Gomes da Costa pela condução do evento e agradeceu a todos os envolvidos na campanha ‘Opção pela Vida!’. “Tenho que aplaudir de pé essa ação da doutora, que movimentou tantas entidades, escolas, Polícia Militar, parlamentar estadual. Agradecer também ao doutor Bruno de Castro, presidente da 1ª Subseção da OAB, por ter abraçado a ideia e estar presente não só na abertura como na caminhada e colocar a OAB junto nessa parceria”.
 
Leia também:
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Rua no centro de Rondonópolis tomada por pessoas, a maioria jovens, usando camiseta amarela com a logomarca da campanha Opção pela Vida. Alguns estão segurando balões amarelos e, à frente, dois adolescentes e a juíza Maria das Graças seguram uma faixa com o tema da campanha. Foto 2: Vista aérea da caminhada mostra rua do centro de Rondonópolis repleta de pessoas que participam da caminhada segurando faixas, balões. Ao final é possível ver uma banda tocando, com os membros enfileirados.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora