Connect with us

MUNDO

Sete membros de ONG norte-americana morrem em bombardeio israelense

Publicado

em

Mais 200 caminhões com ajuda humanitária foram enviados à Faixa de Gaza
Reprodução / FDI – 26.11.2023

Mais 200 caminhões com ajuda humanitária foram enviados à Faixa de Gaza

Trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen, sediada nos Estados Unidos, foram mortos em um ataque do exército israelense na Faixa de Gaza, conforme informou o fundador e líder da organização, o chef hispano-americano José Andrés. A ONG relatou que sete funcionários morreram no ataque.

José Andrés expressou seu lamento pela tragédia, mencionando que o grupo perdeu vários de seus colaboradores em um ataque aéreo das Forças de Defesa de Israel em Gaza. Como resultado desse incidente, a ONG decidiu suspender suas atividades na região.

Além disso, José Andrés fez um apelo às autoridades israelenses, pedindo o fim do que ele descreveu como uma “matança indiscriminada” e instando a cessar a restrição à ajuda humanitária, bem como a interrupção do ataque a civis e trabalhadores humanitários, além de deixar de usar alimentos como arma.

A Casa Branca também se manifestou sobre o ocorrido, expressando sua consternação com a situação enfrentada pelos trabalhadores da WCK. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, declarou que os trabalhadores humanitários devem ser protegidos em suas atividades e instou Israel a investigar rapidamente o ocorrido.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, havia relatado anteriormente que quatro trabalhadores da ONG, juntamente com o motorista palestino, foram mortos em um ataque israelense ao veículo em que estavam. O ministério informou que cinco vítimas foram levadas ao hospital após o bombardeio.

Os militares israelenses afirmaram que estão analisando o incidente em cooperação com a WCK para entender as circunstâncias do ocorrido. Enquanto isso, um correspondente da AFP testemunhou cinco corpos e três passaportes estrangeiros no hospital.

A World Central Kitchen, liderada por José Andrés, estava envolvida no envio de ajuda humanitária para Gaza, através de um corredor humanitário a partir do Chipre, bem como na construção de um cais temporário no território palestino. Um primeiro navio descarregou 200 toneladas de suprimentos em março, sob a supervisão do exército israelense, e um segundo carregamento está a caminho da Faixa de Gaza.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora